Ir para o conteudo

Como o setor automotivo deve se reinventar para o ‘novo normal’?

* Por Yago Almeida

Desde dezembro de 2019, surgiu no mundo o primeiro caso do novo coronavírus, na China, e rapidamente se espalhou por todo o mundo e passou a ser conhecido como covid-19. Passamos a ficar isolados em casa, vendo da TV e sites de notícias milhares de vidas sendo perdidas em todo o planeta e outras milhares sendo infectadas.

No Brasil, passamos a sentir os impactos em março de 2020 e há reflexos até agora, mesmo com alguns estados abrindo novas frentes de flexibilizações. Com a obrigatoriedade de ficarmos em casa, muitas empresas fecharam suas portas e milhares de pessoas perderam seus empregos.

Um dos setores mais impactados foi o automotivo. Segundo um estudo da Bain & Company, o mercado mundial de autopeças deve registrar uma queda de 15% nas vendas de 2020. Entre 2021 e 2025 o segmento deverá sofrer uma variação negativa entre 4% e 8% na comparação com as projeções anteriores.

Parao quebrar de vez, muitos empresários passaram a atuar por meio de soluções digitais, com atendimento online e entregas remotas. Aqui na Olho no Carro temos discutido muito sobre quais serão os rumos do ‘novo normal’ em nosso setor.

Vou listar aqui algumas ideias de futuro:

– Modelos online de test-drive: com a aplicação da tecnologia e criação de inovações diversas, será possível fazer verdadeiros tours dentro dos carros, como se tivesse fazendo o test-drive pessoalmente;

– Digitalização de documentos: os dias para documentos físicos está contado. No novo mundo que vivemos não há mais sentido para o uso do papel, que gera custos excessivos. Acredito que tanto a documentação do carros quanto dos motoristas deverá ser por meio de QR Codes;

– Baixa de preços: diante das quedas acentuadas, acredito que muitas montadoras deverão criar promoções e oferecer preços mais baixos, justamente para superar o desafio presente e convencer o cliente a investir em um novo carro;

– Eficiência energética: esse tema está em voga há alguns anos e daqui em diante será ainda mais presente no setor automotivo. As grandes empresas devem criar ainda mais mecanismos para gerar produtos e soluções que sejam eficientes e ao mesmo tempo não agridam o meio ambiente.

E para você, quais serão os passos nesse novo normal?


Yago Almeida é diretor comercial da Olho no Carro: startup que oferece segurança para transações de compra de veículos. O primeiro aplicativo web de consultas veiculares do país, analisa em poucos segundos, mais de dez variáveis, como  Decodificador de Chassi, Base Nacional – Dados Cadastrais do veículo com base no Renavam, Restrições e Impedimentos do veículo, Histórico de Roubo e Furto, Acidentes (sinistro de perda total), Indício de Sinistro, Leilão, Gravames (SNG), Histórico de Proprietários e Histórico de KM.

ESPAÇO DO EMPREENDEDOR
Espaço Exclusivo para Empreendedores transmitirem conhecimento, desafios e experiências sobre aceleração, captação de investimentos, planejamento de marketing, escalabilidade, feiras e missões comerciais, internacionalização; know how sobre modelagem de negócios, mentoria, MVP, pivotagem, relação com investidores, com sócios, com clientes…e muito mais!

Matérias Relacionadas