Para acompanhar as constantes mudanças do mercado e as necessidades atuais de um consumidor moderno, a Sodexo lançou um novo modelo de negócios no Brasil. O novo serviço une uma de suas principais especialidades, de pagamento, com a conveniência de levar também as refeições diretamente ao consumidor final, onde ele desejar.

Ele é estruturado por meio de parceiras com marketplaces, que atuam com a modalidade de delivery aliados ao conceito de “Cloud Kitchen”, mais conhecido como cozinha invisível.

Desde o mês passado, Sodexo conecta sua gastronomia e infraestrutura instalada no país, por meio da entrega de refeições e alimentos preparados pelos seus chefs, que levam seus conhecimentos para a criação de cardápios equilibrados e sensíveis às necessidades nutricionais, combinados com os melhores ingredientes, as melhores práticas e os mais elevados padrões de segurança alimentar. 

Com esta estratégia, a Sodexo, entra no segmento de entrega de refeições que estima movimentar, só em 2020, R$ 18 bilhões, de acordo com a Abrasel, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes.  

A criação do novo ecossistema faz parte do processo de transformação digital da companhia em todo o mundo, impulsionado pelas mudanças comportamentais do consumidor, especialmente em ambientes tecnológicos, sociais, demográficos, bem como a sua relação com o trabalho. Este movimento global requer mudanças ao ampliar o core business da empresa focado em atender o novo comportamento social.  

Ao ingressar no segmento de delivery, a Sodexo traz sua experiência de uma principais fornecedoras de serviços de alimentação no segmento B2B, que acompanha a jornada de mais de 100 mil consumidores em todo mundo, dentre os quais 1,5 milhão só no Brasil, levando serviços que atendem as necessidade das pessoas em todas as fases de sua vida. 

Os protocolos de qualidade são assegurados por meio da plataforma global de alimentação, responsável pela padronização de serviços, treinamentos, segurança do trabalho, segurança dos alimentos, desenvolvimento de produtos, fornecedores e auditorias técnicas.  

Inicialmente, o novo modelo começa com atuação com algumas de suas infraestruturas localizadas em São Paulo (SP), Barueri (SP) e Porto Alegre (RS), por meio das ofertas Deli Express by Sodexo e Receitas de Casa by Sodexo, com planos consistentes de ampliação para outras regiões do Brasil.  

De acordo com Rubenson Chaves, diretor de Digital e Inovação da Sodexo On-site Brasil, esta nova modalidade de atuação é resultado do foco que a companhia tem nas necessidades do consumidor e como isso é fortalecido no ecossistema da inovação e de parcerias.

“A tecnologia permite a Sodexo conectar seu negócio a novas plataformas digitais, permitindo que a transformação digital aconteça na prática com novos modelos de negócios, de forma lean e ágil, ao mesmo tempo em que apresenta para os nossos consumidores e clientes uma experiência diferenciada, conveniente e de alto nível”, explica.  

Para Andreia Dutra, presidente da Sodexo On-site Brasil, a transformação digital tem permitido ampliar nossos negócios e nos posicionar ainda mais perto das pessoas. Agora, a nossa missão de entregar serviços de qualidade de vida alcança um número ainda maior.  “O consumidor está no centro de toda a nossa estratégia. A inovação e a tecnologia são importantes aliadas para que possamos manter a nossa competitividade no mercado, expandir as oportunidades de negócio e escalar a nossa entrega com excelência”, comenta a executiva. 

Inovação e tecnologia: transformação digital é global 

A inovação nos modelos de negócios da companhia já está acontecendo em vários países. Nos Estados Unidos, por exemplo, em parceria com a Starship Technologies, lançou o serviço de entrega de alimentos por meio de robôs, no campus da Universidade de Pittsburgh. Com este serviço, estudantes, professores e funcionários podem ter sua comida entregue à sua porta pelo aplicativo Starship Deliveries 

Em outro exemplo, também estadunidense, a Sodexo passou a disponibilizar o acesso de refeições nas vias públicas (calçada) e itens essenciais de mercearia em seus campi corporativos. Com isso, os milhares colaboradores que atuam nos Estados Unidos podem fazer pedidos diários durante a semana para coletar no mesmo dia as refeições preparadas, valendo também para itens de mercearia.  

Cozinha invisível 

A cozinha invisível funciona apenas para pedidos online. É um formato de operação que dispensa investimento em ponto de venda utilizando apenas o espaço da cozinha para o preparo dos alimentos, portanto, reduz consideravelmente os custos operacionais de um restaurante tradicional como locação de espaço para o público, folha de pagamento etc.