O Instagram anunciou hoje novas maneiras de criadores de conteúdo ganharem dinheiro por meio das transmissões Ao Vivo e do IGTV no Instagram. A iniciativa, segundo a empresa, permitirá apoiar esse público diante do cenário incerto causado pelo novo coronavírus.

Uma das novidades é a inclusão dos chamados Badges na transmissão Ao Vivo. Esse novo recurso aparecerá ao lado do nome de uma pessoa durante a transmissão Ao Vivo. Os fãs que comprarem esses Badges, portanto, irão se destacar nos comentários e desbloquear recursos adicionais, incluindo o posicionamento na lista de fãs com Badges e o acesso a um coração especial.

“Nos últimos meses, vimos criadores adotar as transmissões Ao Vivo de várias novas maneiras, levando a um aumento de 70% nas visualizações de fevereiro a março. De instrutores de fitness a dançarinos e chefs, o Ao Vivo ajudou criadores e empresas a permanecerem conectados aos seus seguidores e ficarem mais próximos de suas comunidades. Com os Badges, os criadores podem gerar receita com o conteúdo que já estão produzindo”, explica a empresa em comunicado.

Os “Badges” começarão a ser testados no próximo mês com um pequeno grupo de criadores e empresas nos Estados Unidos. Nos próximos meses, ele se expandirá para o Brasil, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Turquia, Espanha e México.

Nova função do Instagram

A partir da próxima semana o Instagram também começará a apresentar anúncios no IGTV, ferramenta da plataforma para vídeos longos. “Queremos apoiar o investimento dos criadores no IGTV compartilhando a receita de publicidade com eles”, diz a rede social.

Os anúncios no IGTV serão exibidos, inicialmente, quando as pessoas clicarem para assistir a vídeos do IGTV a partir de visualizações no Feed. Os anúncios serão criados para celular e com duração de até 15 segundos.

“Vamos testar várias experiências para os anúncios no IGTV ao longo do ano, como a capacidade de pular um anúncio, para garantir que o resultado final funcione bem para todos: usuários, criadores de conteúdo e anunciantes. Estamos comprometidos em tornar o IGTV um espaço eficaz e seguro para a publicidade de marcas, para que possamos ajudar os criadores de conteúdo a ganhar dinheiro e conectar as pessoas com ótimos produtos”, afirma.

Os testes para esse recurso serão feitos primeiramente com um pequeno grupo de criadores e anunciantes nos Estados Unidos e expandido posteriormente.

Próximos passos

Além dos recursos acima, a empresa também apoiará o crescimento dos criadores por meio das ferramentas de Shopping e Parceria Paga.

O Live Shopping, anunciado recentemente, permitirá que criadores e marcas tagueiem produtos durante suas transmissões Ao Vivo. Nos próximos meses, será expandido o acesso ao Shopping para mais criadores que desejam vender suas próprias mercadorias. Além disso, nos próximos meses o acesso ao Brand Collabs Manager será disponibilizado a todos os criadores dos Estados Unidos.

“Essas atualizações são um passo adiante, oferecendo aos criadores novas maneiras de ganhar dinheiro e expandir seus negócios. À medida que testamos e obtemos o feedback da comunidade, encontraremos mais maneiras de oferecer suporte aos criadores de conteúdo no Instagram”, conclui o comunicado.