A Portal Telemedicina, startup brasileira de tecnologia na saúde, lançou um novo modelo de inteligência artificial para acelerar o processo de diagnóstico de pacientes com suspeita de covid-19.

No cenário atual de combate à pandemia e escassez de exames que detectam o novo coronavírus, a solução de machine learning da empresa é uma alternativa rápida, segura, econômica e escalável para laboratórios, clínicas e hospitais que atuam na linha de frente no atendimento aos pacientes.

O modelo de algoritmo covid-19 lançado pela Portal Telemedicina atua no suporte diagnóstico das unidades de saúde por detectar indícios e padrões de imagem de coronavírus em raios X e tomografias e priorizar os casos graves.

A solução faz uma varredura nos exames, avalia se estão “normais” ou “alterados”, encontra e diferencia alterações relacionadas à covid-19 e pneumonia, sinalizando para os médicos em até 10 minutos os casos suspeitos – o que permite iniciar com agilidade os protocolos de cuidados assistenciais ao paciente com suspeita da doença e complicações.

O modelo de IA covid-19 da Portal Telemedicina, desenvolvido por seu time de engenheiros, é um dos mais de 30 algoritmos de detecção automática de achados médicos que a empresa desenvolveu ao longo da sua trajetória em exames de imagem, capazes de ajudar a agilizar o processo de diagnóstico e o correto tratamento das emergências.

“Após anos de trabalho, pesquisa e desenvolvimento dos nossos engenheiros e profissionais em parceria com o Google, é um marco para a Portal Telemedicina lançar uma solução rápida, de baixo custo e com o potencial de ajudar milhares de vidas neste momento, feito alinhado com a nossa missão como empresa”, diz Rafael Figueroa, CEO da Portal Telemedicina.

Tecnologia, Pesquisa e Desenvolvimento

Um dos mais importantes diferenciais dos produtos e serviços da Portal Telemedicina vêm dos esforços investidos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

Desde o início da operação da empresa, em 2014, a empresa inovou aprimorando seu sistema a partir de editais de fomento de instituições como o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, além da Apex, MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), Pitch Gov.SP, entre outros.

Além disso, ao longo da sua trajetória, a Portal Telemedicina venceu diversos prêmios e editais de inovação de empresas privadas podendo reinvestir os recursos e aprendizados no avanço de sua plataforma de telemedicina. Dentre os principais, pode-se destacar o Google.

Com uma parceria que iniciou em 2017, a Portal Telemedicina passou por dois programas de aceleração da companhia: Google for Startups Accelerator (antigo Launchpad Accelerator) e Google AI Studio, este focado no desenvolvimento e aplicação de Inteligência Artificial.