Estamos acompanhando diariamente o movimento do coronavirus no País e no mundo. Aqui na redação, recebemos centenas de e-mails com sugestões de pauta sobre empresas que estavam entrando em home office, oferecendo suas soluções gratuitamente e muito mais.
Em momentos como esse é fundamental ter agilidade para mudar processos, criar novos produtos e claro, pensar no bem-estar dos seus funcionários e clientes. A Microsoft, por exemplo, junto ao Bing, criou um mapa que monitora, em tempo real, os casos de coronavírus (Covid-19) pelo mundo.
O iFood também anunciou rapidamente novas medidas que passarão a valer a partir do dia 2 de abril. Dentre elas, está o investimento de R$ 50 milhões em um fundo de assistência a restaurantes, com foco especial nos pequenos estabelecimentos locais. Além da antecipação dos recebimentos dos restaurantes, sem custo adicional. Dessa forma, todo restaurante que optar por fazer parte dessa iniciativa, receberá seu pagamento em 7 dias após a venda nos meses de abril e maio. Com isso, a expectativa é injetar até R$600 milhões no mercado brasileiro.
Além delas, muitas outras empresas e startups estão colocando suas soluções e produtos disponíveis para a população durante este momento. Mas como encontrá-las? Bruno Pinheiro, CEO da Piar Comunicação, criou uma lista com essas startups e empresas.
Em entrevista ao Startupi, ele conta que a ideia surgiu no grupo de WhatsApp da comunidade ZeroOnze, que representa a comunidade de startups de São Pualo. “Muita gente começou a divulgar notícias, mas as informações pareciam desencontradas. A ideia então foi reunir em um documento único o que as startups e agentes de inovação estão fazendo para ajudar no período de crise”.
Com o apoio de muitos profissionais de São Paulo e de outras comunidades do Brasil, Bruno conseguiu convocar o ecossistema e em 48 horas reuniu mais de 50 soluções que estão disponíveis para a população.
Confira algumas delas:
Bionexo:
A Bionexo, health tech de soluções digitais para gestão em saúde, vai disponibilizar gratuitamente por 90 dias seu marketplace para que pequenos e médios hospitais no país possam fazer suas compras on-line com os mais de 10 mil fornecedores de medicamentos e suprimentos hospitalares conectados com a empresa no Brasil, Argentina, Colômbia, México e Espanha.
“Monitoramos diariamente as cotações e negociações de compra e venda de produtos para hospitais, desde alimentos a equipamentos sofisticados e temos visto que está cada dia mais complicado devido a alta de preços e dificuldade dos próprios fornecedores em terem acesso a alguns itens, como máscaras, por exemplo. Se para os grandes hospitais é um momento delicado, imagina para os menores, que, em geral, não têm acesso a fornecedores nacionais e globais e dependem de um profissional para fazer as cotações manualmente. Nosso objetivo é apoiar a rede hospitalar para que não falte nada para o atendimento à população”, afirmou Rafael Barbosa, CEO da Bionexo.
Pelo site da companhia, é possível se cadastrar e ter acesso ao marketplace, já disponível desde o dia 18 de março.
“Tecnologia e saúde compõem nosso DNA e é por isso que acreditamos que juntos podemos avançar ainda mais nesta jornada, provendo o setor com a inteligência, eficiência e transparência tão importantes em todos os momentos, mas em situações críticas ainda mais essenciais”, conclui o executivo.
Apponte.me
A Apponte.me, solução pensada em substituir o relógio de ponto biométrico, a folha de ponto ou mesmo o cartão de ponto tradicional, de forma que empresas de pequeno a grande porte possam reduzir custos e otimizar processos do departamento pessoal, disponibiliza a plataforma completa de forma 100% gratuita, pelo período de 2 meses, para empresas que queiram optar por regime de home office com seus colaboradores por conta do coronavírus. Desde quando a gratuidade foi disponibilizada, mais de 140 empresas já entraram em contato.
Daniel Godoy, fundador e especialista em projetos da Apponte.me, aposta na relevância do trabalho feito dentro de casa. “A gente acredita que o home office é uma coisa importante e necessária, embora eu acredite que o brasileiro não tem uma cultura de trabalhar em casa. Mas eu acho que a gente vai acabar criando essa cultura forçadamente, porque as pessoas precisam trabalhar”, ressalta.
O processo não gera nenhum tipo de custo para as empresas que, após o fim dessa gratuidade, não terão compromisso algum sobre a contratação ou fidelidade com o produto.
Consolide:
A Consolide Registro de Marcas, startup iniciada em 2017 para facilitar e agilizar o processo de registro de marcas para micro e pequenos empresários, colocou seu time jurídico à disposição para consultorias gratuitas para micro e pequenos empresários tirarem dúvidas (de maneira remota/online) sobre incentivos fiscais e acesso a crédito, além de relações trabalhistas com seus colaboradores, tal como procedimentos para home-office, antecipação de férias e adiamento da liberação do FGTS, entre outras dúvidas que possam sugerir com as medidas de prevenção que estão sendo tomadas frente a pandemia do coronavírus. Para ter acesso ao serviço, é preciso acessar a landing page que dá acesso diretamente para o Whatsapp.
“Frente a este momento difícil de prevenção e combate ao Covid-19, tanto para as pessoas quanto para as empresas, acreditamos que a união de comunidade empreendedora é o ponto chave para superarmos os problemas que estão por vir. Frente a isso, lançamos o movimento #Fazendoanossaparte a fim de, juntos, passarmos mais fortes e menos prejudicados por esse período”, afirma o CEO da Consolide, Alan Marcos.
O documento completo pode ser acessado aqui. Nós do Startupi entramos nessa campanha e queremos contribuir para aumentar essa lista. Mande suas sugestões para contato@localhost.