Devido a pandemia causada pelo Covid-19, órgãos públicos têm pedido para que as pessoas evitem aglomerações, e que, se possível, trabalhem de casa. Diante desse cenário, algumas empresas disponibilizaram ferramentas que facilitam o home office, tornado-o mais organizado e produtivo. 

Dentre os serviços disponíveis estão ferramentas para facilitar a comunicação entre os funcionários, a organização de tarefas e até a concentração. Confira abaixo algumas soluções: 

Runrun.it

A ferramenta foi disponibilizada principalmente para micro e pequenas empresas, mas equipes de qualquer tamanho podem utilizá-la. 

Desenvolvida para ajudar na gestão e fluxo de trabalho, equipes formadas por até cinco pessoas poderão organizar tarefas, gerenciando o tempo e o fluxo de trabalho através da plataforma. 

O plano gratuito permite a abertura de 50 tarefas divididas em até 20 quadros, que visam a organização e a distribuição das atividades atribuídas às equipes. 

“O uso da tecnologia surge como grande aliado na avaliação interna do fluxo de trabalho e, com o Runrun.it, os gestores poderão acompanhar de perto o que vem sendo produzido pelos colaboradores, tendo em mente a melhor forma de conduzir e gerenciar seu time”, completou o CEO. Além disso, a plataforma compartilha métricas e relatórios dos últimos 31 dias, facilitando o acesso a resultados palpáveis.

Docket 

Em tempos de crise, é importante utilizar a tecnologia como uma aliada na área de gestão. A Docket, que realiza a busca, pré-análise e gestão de documentos centraliza todas as etapas de busca, emissão, pagamentos e controle de qualidade em uma plataforma SaaS.

Assim, as empresas ganham visibilidade de cada etapa dessas operações, proporcionando mais agilidade nas suas tomadas de decisão. Dessa maneira, ela consegue reduzir em até 80% o tempo na obtenção desses documentos, e as corporações se beneficiam de um ganho de eficiência operacional.

Para saber mais, acesse o site. 

Assinaturagratis.com

A startup curitibana lançou o assinaturagratis.com, uma plataforma gratuita para assinar contratos e documentos eletronicamente. Ela elimina o contato físico, impressão de papéis e idas ao cartório. Todo o processo se resolve por meio da internet. Assim, é possível assinar de qualquer lugar todo tipo de documento, de maneira gratuita e ilimitada.

A assinatura eletrônica tem validade jurídica e é amparada pela MP 2.200/2001 que, entre outras coisas, diz respeito à garantia da autenticidade, integridade e validade jurídica dos documentos eletrônicos. 

“A economia não pode parar. Nós da Contraktor/Assinaturagratis.com continuamos engajados no propósito de garantir a celeridade no processo de fechamento de negócios pelas empresas. Em tempo difíceis de crise e epidemia, vamos também garantir a segurança necessária para a celebração dos contratos e quaisquer documentos que se façam necessários,” declara Henrique Flores, cofundador da startup.

Microsoft Teams

A ferramenta é uma central de trabalho em equipe dentro do Microsoft 365, onde todos podem conversar, fazer reuniões, ligações e colaborar a partir de um local seguro. Para utilizar o serviço, siga esses passos:

 Pelo link, inscreva-se na versão freemium do Teams; 

– Se já tiver um endereço de e-mail do trabalho ou da escola, faça login usando este link.

Cisco

A multinacional americana liberou o acesso gratuito ao seu sistema Webex. O software funciona como uma ferramenta de videoconferência que comporta até 100 participantes simultaneamente.

Google Drive

O Google Drive é o serviço de computação em nuvem do Google e está disponível tanto para pessoas físicas quanto para empresas. O site e o aplicativo do serviço permitem a troca de arquivos de todos os tamanhos, mas é especialmente útil para os que têm mais de 100 megabytes. Com o envio de um link, o destinatário pode baixar o arquivo em seu computador ou celular. O Drive possui um versão grátis e também paga. 

– Você pode baixar a versão em português através do celular, pelo Android ou iOS (iPhone)

Conecta Home Office

A Embratel também disponibilizou a solução Conecta Home Office que abrange empresas de todos os tamanhos e segmentos.

A solução une em uma única oferta as reconhecidas tecnologias de Mobilidade, Bandas Largas fixa e móvel, Segurança Cibernética, Comunicações Unificadas e Office 365 (com Onedrive e Teams- citada acima), da Embratel, permitindo que os colaboradores das empresas tenham acesso total a dados essenciais para as operações, além de possibilitar que se conectem a partir de qualquer dispositivo e local para reuniões remotas, com funções de Telepresença.

Por meio das Comunicações Unificadas, é possível ter acesso a PABX Virtual, Ramal Virtual, Videochamada, Colaboração, Mensageria, Compartilhamento de Arquivos, Chat Corporativo, Sala de Reuniões Virtuais e Soluções Inteligentes de Atendimento a Clientes. A oferta inclui também a possibilidade de contratar equipamentos (HaaS) e Antivírus.

“Nesse momento, é necessário migrar as tecnologias tradicionais para plataformas digitais. Ao adotar ferramentas digitais, com segurança e suporte comprovados, como o Conecta Home Office, as empresas conseguem manter suas operações em andamento sem afetar os negócios”, diz Marcello Miguel, Diretor Executivo de Marketing e Negócios da Embratel.

Dialog

A ferramenta está disponível versão web e para download em iOS e Android e foi inspirada nas funcionalidades de uma rede social, mas com foco no ambiente de trabalho para a melhoraria da comunicação e engajamento dentro das empresas. “Muitas empresas estão implementando o home office de última hora e não tem estrutura para esse processo. Ao disponibilizar a ferramenta, desejamos aproximar empresas e colaboradores e garantir uma comunicação fluída”, explica André Franco, CEO do Dialog.

Além de permitir a conversa entre os funcionários através de postagens interativas expostas em uma timeline da plataforma, o superapp facilita os processos relacionados com o setor de Recursos Humanos da empresa agregando sistemas externos como folha de pagamento, ponto digital e onboarding de colaboradores.

Para as empresas que têm interesse em utilizar o superapp com o intuito de facilitar a comunicação do novo coronavírus é necessário entrar em contato com a startup Dialog pelo site. “Nesse primeiro momento, vamos abrir espaço para empresas a partir de mil colaboradores e também disponibilizar um desconto considerável de até 50% para empresas menores”, explica Franco.

#matrix

A #matrix é um escritório virtual, que traz a experiência do escritório físico, com várias salas e espaços de trabalho. As pessoas podem entrar e sair, mostrar onde estão presentes, comunicar-se e fazer videoconferências.

A ferramenta, desenvolvida pela Resultados Digitais, é open source e demanda a atenção de uma pessoa com algum conhecimento técnico em programação. O acesso pode ser feito através do link.

Ivana Cabral 

Além da organização de tarefas e uma fácil comunicação entre a equipe, concentração também é uma característica necessária para se sair bem durante o home office.

O aplicativo Ivana Cabral, disponível gratuitamente para os sistema Android, oferece técnicas de neurociência, psicologia positiva e física quântica para ajudar o usuário a ter mais foco.

Também é importante ressaltar que o trabalho remoto já é uma tendência, independente da pandemia atual. Segundo uma pesquisa divulgada pela consultora inglesa Hays, mundialmente, a porcentagem de profissionais que trabalham remotamente subiu de 35% para 51% entre 2017 e 2018. O que mostra que além de tendência, essa forma de trabalho tem crescido de forma expressiva. 

Ponto Certificado

O serviço substitui o uso do relógio de ponto físico por um sistema totalmente digital e certificado pelo ICP-Brasil.

Como funciona

O trabalhador coleta o ponto via device (telefone, tablet, pc) e o registro passa por uma certificação digital. Após isso, os dados ficam armazenados no data center da Stefanini e disponível para empresas e trabalhadores em tempo real.

A ferramenta tem ampla aceitação jurídica e está disponível para download gratuitamente nos sistemas Android, IOS e Windows. O cadastro pode ser feito pelo link.

“Esta ferramenta pode ser instalada e implementada em poucos passos, de forma rápida e  remota, e ser utilizada imediatamente pela empresa para a gestão das jornadas e respeito ao repouso dos colaboradores, afastando passivo trabalhista”, afirma Daniel Yorran, executivo da Ponto Certificado.