EXCLUSIVO: Guilherme Junqueira assume vice-presidência da entidade e Rafael Ribeiro é o novo gerente-executivo.
Este mês a ABStartups (Associação Brasileira de Startups), organização que representa as startups brasileiras, comemora cinco anos de existência. Hoje a instituição conta com mais de 4 mil startups cadastradas em seu banco de dados e mais de 38 mil empreendedores digitais impactados ao longo da sua história.
Fundada em 2011, a ABStartups foi criada para ser um espaço de conexão entre empreendedores. Na época, o conceito de startup ainda não era muito difundido no país. Os agentes do setor tinham dificuldades em buscar informações e havia a carência de uma instituição que centralizasse os processos da área.
A ABStartups cresceu, organizou duas edições da CASE – maior conferência de startups da América Latina – e tornou-se referência no ecossistema. Atualmente, a entidade procura impactar diretamente os empreendedores, oferecendo suporte às startups.
“Desde 2011, a ABStartups vem estudando o ecossistema brasileiro de empreendedorismo, procurando fomentar a área. Hoje, esse mercado já está bem mais maduro, o que nos permite ampliar a atuação e auxiliar diretamente as startups e não apenas o ecossistema em si”, afirma Amure Pinho, presidente da associação.
Para alcançar os novos objetivos, a ABStartups anuncia uma reestruturação em seu organograma. Guilherme Junqueira deixa o cargo de gerente-executivo e assume a vice-presidência da entidade.
Em entrevista ao Startupi, Guilherme conta que é uma imensa honra assumir o novo cargo. “Na prática, vou continuar contribuindo para a execução de um grande plano de ações e projetos que vão ajudar muito nossas associadas. Como VP, passo a ter também o desafio de articulação de políticas públicas voltadas para startups, além de desenvolver estratégias para que as startups brasileiras possam representar 5% do PIB nos próximos 20 anos”, comenta ele.
Guilherme participou da fundação da ABStartups em 2011, assumiu a gestão da entidade há 3 anos e destaca que tem muito orgulho de ver o quanto conseguiram impactar o ecossistema brasileiro, criando programas, eventos e ações que fizeram a diferença na vida de milhares de startups.
Agora que a ABStartups já está com sua operação consolidada e com uma maturidade muito maior, Guilherme acredita que devem direcionar seus esforços para fortalecer os programas que já desenvolvem com excelência, como o PitchCorporate e a CASE. “Além disso, pretendo traçar um plano agressivo em 3 frentes: (1) empoderamento e integração dos nossos associados; (2) expandir nossa atuação para todas regiões brasileiras; e (3) lançar o maior estudo nacional sobre startups”, explica Guilherme.
Quem assume o lugar deixado por Guilherme é Rafael Ribeiro, novo gerente-executivo da ABStartups. Formado em ciências da computação e com especialização em marketing, Rafael foi cofundador da Weblinia e da Monster Joy, startup associada da ABStartups.
Guilherme afirma que o fit cultural com a associação foi o que determinou a seleção de Rafael. “Trabalhar em uma associação sem fins lucrativos é um desafio profissional muito diferente de outros. É preciso ter paixão em servir, foco em aprender mais do que ensinar e, principalmente, saber usar a neutralidade que temos para colocar os objetivos dos nossos associados à frente de qualquer objetivo pessoal. O Rafael é empreendedor, entende as necessidades e desafios das startups, tem uma pegada comercial forte e está em um timing de carreira perfeito para levar a instituição a um patamar ainda maior”, destaca Guilherme.
Rafael também conversou com o Startupi e se mostrou muito lisonjeado e prestigiado por assumir esse novo cargo de extrema importância. “Estar dentro da ABStartups representando as startups Brasileiras é um grande desafio. A ABStartups há 5 anos era uma pequena associação que contava com um pequeno grupo de startups, hoje já conta com a maior base de startups que já somam mais de 4 mil. O grande desafio é ajudar a ABStartups a atingir sua meta que é em 2035 representar 5% do PIB brasileiro. Espero manter o bom trabalho que já vem sendo feito e proporcionar um ambiente ainda melhor para os empreendedores”, conta Rafael.
Por ser empreendedor, Rafael conhece as dificuldades do setor e o auxílio que a Associação Brasileira de Startups pode oferecer às startups brasileiras. Sua startup, a Monsterjoy, foi vendida recentemente para a Germinadora, juntamente com um grupo de investidores, o que segundo Rafael, foi uma experiência sensacional.
“Estou realmente entrando neste novo desafio para me dedicar 100% e junto com as startups, fazer a diferença no nosso País e impactar globalmente. As startups brasileiras precisam enxergar na ABStartups uma associação que busque acelerar etapas e que forneça a educação necessária para sua evolução constante e facilite a interlocução entre as grandes empresas”, destaca Rafael.
Durante esses cinco anos, o ecossistema amadureceu muito e a ABStartups amadureceu junto. “As startups passaram pelo ciclo da “Educação Empreendedora” em 2011-2012, aprendendo sobre as metodologias e formas de desenvolvimento de empresas inovadoras escaláveis. Depois os empreendedores tiveram o ciclo do “Capital de Risco” em 2013-2014, quando houve toda a euforia de investimentos nacionais e internacionais. Em 2014-2015 foi a vez do ciclo da “Inovação Corporativa”, quando as empresas acordaram para a vida e passaram a enxergar startups como ponte para a inovação. Nesse momento, mais de 200 startups já estão em fase de escala e enfrentam o ciclo dos “Talentos”, crescendo loucamente mesmo diante da crise, e tendo muita dificuldade em encontrar bons profissionais para seguir nesse desafio de expansão. Para os próximos anos, espero ver acontecer o ciclo das “Universidades”, onde teremos o empreendedorismo fazendo parte da grande curricular de todos os cursos do ensino superior, além de ter professores que estimulem seus alunos a criar inovações disruptivas para serem aplicadas ao mercado”, finaliza Guilherme.