Este é outro artigo cheio de informação e análise escrito por Pedro Sorrentino para publicação no Startupi.
Desde o Mobile World Congress em Barcelona, tenho visto algumas especulações que agora se fazem verdade. O futuro do mercado de mobilidade é, definitivamente, software. Isso inclui celulares, tablets, netbooks e os provedores de telecom. Em especial, as operadoras.
Uma situação como essa representa ao mesmo tempo uma grande ameaça ao status quo e gigantescas novas oportunidades. Quase todos já entenderam o que deve ser feito. Mesmo assim, poucos fazem com competência. O mercado de mobilidade se tornou um ecossistema complexo, com várias ramificações e personas participativas. Isso fez com que o poder de decisão se decentralizasse – para alegria dos desenvolvedores e terror das operadoras. A maior prova é o sucesso do iPhone e os motivos que levaram um celular sem teclado físico, ausente de capacidade multitarefa e uma câmera horrível a se tornar o ícone de uma nova era tecnológica.
O Darwinismo Mobile é um bolo de duas camadas com uma cereja. A primeira, mais estrutual é o OS (Sistema Operacional). Symbian, Bada, WebOS, Windows, iPhone, Android, Java e assim por diante. A cobertura é a segunda camada, que consiste no ecossistema de aplicativos para cada plataforma. A cereja deste bolo consiste em quem organiza esse ecossistema.
No caso do Symbian, é a Nokia e sua fraca Ovi Store. Mas a Apple, com o Google correndo atrás, mostrou para nós que ter um ecossistema organizado (aka App Store) e bem feito (dos desenvolvedores para os usuários) é a gigantesca oportunidade. Mas vale lembrar que nada disso adianta sem um OS com igual capacidade.
Fora do bolo, existe o hardware. Ele pode ser considerado o açúcar desta equação. Fundamental para qualquer bolo e facilmente encontrável, é uma commodity. Qualquer smartphone tem câmera com 5mp mínimo, micro-SD, Wi-Fi e 3G. Isso não é mais um diferencial (a não ser em modelos específicos como os Sony Ericsson e a linha N da Nokia).
Antigamente, o mercado de desenvolvimento para software mobile tinha muitos intermediários, o que dificultava o volume de produção e a agilidade para o app chegar ao consumidor. A real é que, antes do iPhone, se você tinha software no seu celular, poderia ser considerado um über geek, meu amigo(a).
O Brasil se encontra em uma situação bastante complexa para o desenvolvimento pleno do mercado de aplicativos, tendo em vista fatores como:
- 82,48% dos 179.109.801 de aparelhos no Brasil são pré-pagos*
- Apenas 6,6%possuem conectividade 3G*
- Os planos de dados continuam caros e com pouca abrangência
- Aparelhos como o iPhone ou com OS Android não representam nem 5% do total de celulares no Brasil
*Dados da Consultoria de Telecom Teleco
Peguei slides de uma apresentação de Amure Pinho, sócio da Sync Mobile. Fica muito fácil perceber por que as coisas não funcionavam antes. Havia muitos intermadiários, a usabilidade era péssima e não existiam canais de distribuição descentes. As imagens mostram o antes e o depois.
Ficamos assim: com muito potencial, que se torna realidade em um ritmo morno. Contudo, o que não faltam são números a favor, como o Gartner apontando que em 2010 teremos mais 4,5 bilhões de aplicativos baixados no mundo. Vivemos em uma fase de demanda reprimida, com muitas empresas se aliando para não ficaram para trás.
Ganhará no Darwinismo Mobile quem se adaptar melhor às novas regras. A empresa que conseguir acabar com a hierarquia, garantir serviço, com muita usabilidade sem cobrar absurdos. São muitos players e o jogo está só começando. No mundo da mobilidade, as coisas ficam mais interessantes a cada dia.
Pedro Sorrentino (@pedrosorren) é comunicador, co-autor do documentário Obama Digital. Coordena a área de PR & Marketing para a Eyeblaster no Brasil e leciona cursos na São Paulo Digital School.
14 comments
Belo Post!
Tudo isso só acontece porque não está definido quem pagará a conta; por hora somos nós reles usuários. Tão logo, surja uma empresa quem saiba transformar em grana todo esse avanço o cenário irá mudar!
Pedro, parabéns pelo Post!
Realmente aqui no Brasil a realidade para o Desenvolvimento Mobile é muito restrito, o mercado ainda é voltado a um pequeno nicho. Mas acredito que para quem está disposto a investir no desenvolvimento de aplicativos e sites mobile web é um investimento não tão "obscuro" assim.
Como você mesmo cita no artigo, números a favor temos aos montes, e a evolução da tecnologia está "monstruosamente" mais rápida a cada ano.
Vou um pouco além, aposto muito nas aplicações mobile web, que tem o browser como base. Estamos assistindo as grandes empresas do ramo (Apple, Nokia e agora Google) investindo pesado em mobile.
Acho que estamos em caminho sem volta, da "era mobile"
Fala Bruno, tudo bem?
Com certeza a era da mobilidade é sem volta, contudo o ecossistema ainda tem muito para evoluir. O curioso é que vemos iniciativas incríveis no Quênia e Congo, para mobile payments, todos usando celares Low End.
Falta alguém desenvolver um celular realmente popular, com e-mail, redes sociais e câmera. A Motorola foi atrás com o Motocubo, mas precisa custar menos de 400 reais.
Definitivamente a evolução é constante, mas o próprio Mobile Marketing tb tem que se reinventar a cada dia. Depois do iPhone, praticamente toda a tecnologia que vinha antes se tornou passado. Com exceção do SMS.
Abs!
I have been researching further into this subject and appreciate your well written post on this matter. I have bookmarked startupi » O Bolo do Darwinismo Mobile so that I can refer back to it and once again, thanks so much for the time spent creating this post.
Thanks for spending the time to discuss this, I feel strongly about it and love reading more on this topic. If doable, as you turn into an expert, would you mind updating your weblog with more details?
Can I simply say what a relief to find someone who truly knows what they're talking about on the internet.
This forum neeedd shaking up and you've just done that. Great post!
Whats up! I just wish to give an enormous thumbs up for the good data you've here on this post. I can be coming again to your blog for extra soon.
T1N7Jv yyesdvwxnzwm
Aw, this is a truly good quality send. In theory I'd prefer to create like this too – taking time and true effort to generate a beneficial document… but what can I say… I procrastinate alot and certainly not seem to get anything done
A formidable share, I just given this onto a colleague who was doing a little bit analysis on this. And he in reality purchased me breakfast as a result of I found it for him.. smile. So let me reword that: Thnx for the deal with! However yeah Thnkx for spending the time to discuss this, I feel strongly about it and love studying more on this topic. If doable, as you turn out to be experience, would you mind updating your blog with extra details? It's extremely helpful for me. Huge thumb up for this weblog post!
What made you think about such a topic. Its funny I am not the only one that feels that way about it. Keep it up!. Hello, sry for my bad english but Ih ave observed your web page and would say that I locate your posts great since they have give me new suggestions and new aspects. Many thanks for this details. outstanding terrific great.
This website is really a stroll-by for the entire information you wished about this and didn’t know who to ask. Glimpse here, and you’ll undoubtedly uncover it.
Our apologies, you must be logged in to post a comment.