Com foco em dados, a Zoox Smart Data nasceu para dar utilidade aos números gerados em empresas, oferecendo uma plataforma capaz de entender o momento de cada negócio e o que fazer com tais números alcançados.
Hoje a Zoox oferece a seus parceiros toda as informações de seus usuários das empresas clientes, seguindo todas as medidas de segurança impostas pela LGPD. As informações são passadas pelos próprios usuários, que as fornecem quando começam a utilizar algum serviço, respondendo um formulário ao se conectarem no wifi do hotel, por exemplo.
Nascida em 2010, a startup era parceira de redes de hotéis pelo Brasil e era responsável por oferecer internet de qualidade para os hóspedes. Foi nesse caminho que a empresa percebeu que poderia fazer muito mais com as informações passadas pelos usuários, e em 2016 adaptou seu processo de apenas fornecer wifi para os hotéis e passou a ser uma empresa focada na interpretação de informações.
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“A gente passou a utilizar toda essa camadas de dados que chegavam com os usuários de wifi e criamos uma nova solução, que utiliza o wifi como forma de capturar dados e entender o comportamento dessas pessoas no momento que elas se conectam no wifi. Eu não sou uma empresa de Wifi, eu não vendo equipamento pra wifi, o que fazemos é, quando você se conecta na internet, e sobe um balãozinho com algumas perguntas, é ai que a Zoox aparece”, explicou Rafael de Albuquerque, fundador e CEO da Zoox Smart Data.
Como a Zoox transforma respostas em informações?
Rafael se conectou na plataforma como um cliente e mostrou para o Startupi o quão personalizável é o aplicativo da Zoox. Dentro dele, as empresas parceiras podem adaptar suas funções para alcançar as melhores informações possíveis. Ao se conectarem no Wifi do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, é feita uma pequena pesquisa que absorve informações diretamente com o usuário, e salva em um banco de dados. A Zoox estima que pelo menos um terço de todos os brasileiros já está presente em seu banco de dados.
Estando presente na base de dados da empresa, a Zoox consegue entender mais sobre o usuários, incluindo gostos por meio da integração com outras plataformas, como redes sociais, ou diretamente por meio de pesquisas. Com os dados, a consegue ter uma dimensão não só dos usuários, mas também do mercado que a empresa cliente se faz presente.
A Zoox possui grandes clientes como a marca Spoleto. Com a plataforma da empresa, a marca consegue entender, por meio dos dados, locais favoráveis para abrir novos estabelecimentos, baseados na preferência de comidas de usuários locais, pelo interesse de clientes da região, assim a plataforma consegue sugerir campanhas de marketing com personas definidas de forma certeira.
“Entendemos que apenas passar os dados de forma bruta para nossos clientes não funcionava tão bem quanto possível, percebemos que o mercado sabia capturar dados, mas não sabia o que fazer com eles, e foi assim que nasceu nossa plataforma, a Zoox Eye. Conseguimos criar personas altamente coordenadas com o mundo real com nossos dados, que acabam sendo importantes na hora que vamos sugerir novas estratégias ou alguma campanha para nossos usuários”, completa Rafa.
The Town se une à Zoox para entender melhor seu público
Na última semana, aconteceu em São Paulo o The Town, festival dos mesmos criadores do Rock in Rio, que trouxe para o Brasil artistas mundiais como Bruno Mars e Foo Fighters. Para deixar essa experiência ainda mais personalizada e trazer uma adaptação importante para um evento novo, a Zoox Smart Data entra como a gestora oficial de dados do The Town 2023, sendo responsável por todo e qualquer tema relacionado à coleta, processamento e análise de informações recolhidas durante o evento.
Assim como no último Rock in Rio, o The Town traz a parceria firmada com a Zoox para transformar o mundo do rock em uma imensidão de informações e insights. A empresa foi responsável por reunir a base de informações do público que frequentou o evento em anos anteriores, gerenciar e interpretar estes dados com inteligência estratégica, segurança e consentimento, além de acompanhar a experiência do público que frequentará o evento este ano.
A parceria teve como objetivo gerar segmentações que permitam ao festival conhecer melhor o seu público para aprimorar a experiência do fã, direcionar comunicações mais assertivas e personalizadas para cada perfil, além de aumentar – ainda mais – o impacto positivo causado a cada edição.
“O grande ganho dessa parceria inédita entre Zoox e The Town é gerar insights, tanto para o festival quanto para as marcas patrocinadoras, para que possam conhecer melhor a audiência que frequenta o evento e mapear oportunidades de comunicação, a partir de uma inteligência sobre os dados de consumo, interesses, sentimentos e experiências vividas”, finaliza Rafael.
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