A Zeka Educação Digital foi criada em 2019 por um grupo de mães de alunos da escola Avenues. Elas estavam preocupadas com as grandes diferenças de oportunidades entre os estudantes da escola de elite e os moradores da comunidade do Real Parque, que fica próxima ao colégio.
Loredana Sarcinella, sócia executiva da Zeka Educação Digital, comenta que “a disparidade econômica e social entre essas duas áreas próximas é nítida. E, a partir do momento que essas mães perceberam que algo precisava ser feito, elas decidiram iniciar um projeto para diminuir essa desigualdade de oportunidades”.
Inicialmente, as aulas eram presenciais na comunidade do Real Parque. No entanto, com a chegada da pandemia de COVID-19, as aulas foram adaptadas e passaram a ser ministradas via WhatsApp. Nesse processo, as mães perceberam a dificuldade dos jovens em se deslocarem até uma escola de ensino para jovens e adultos devido à distância.
“Essa percepção deu origem à ideia de transformar o projeto presencial em uma startup de educação online, com o objetivo de transformar a vida das pessoas e abrir portas para o mercado de trabalho, já que concluir essa etapa da educação se tornou um requisito básico cada vez mais necessário para a empregabilidade”, diz Sarcinella.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Zeka Educação Digital e o diploma do Ensino Médio
A Zeka Educação Digital é uma startup que prepara os alunos para obterem o diploma do Ensino Médio por meio do exame anual do ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). A plataforma é intuitiva e pode ser acessada por dispositivos móveis e desktops.
A plataforma utiliza algoritmos inteligentes que identificam lacunas de aprendizagem e oferecem uma jornada de estudos personalizada. Antes de iniciar as aulas, o aluno precisa fazer uma avaliação inicial para obter um diagnóstico avaliativo e identificar as áreas de conhecimento que precisam ser desenvolvidas.
Durante o uso da plataforma, também são identificados os pontos de maior dificuldade de cada aluno. Essas informações são repassadas semanalmente aos professores para reforçar esses pontos durante as aulas ao vivo com os estudantes. Os alunos também têm a oportunidade de tirar suas dúvidas durante essas aulas.
Além disso, a startup também desenvolve diferentes relatórios para alunos e empresas parceiras, fornecendo informações personalizadas sobre evolução e lacunas de aprendizagem. O objetivo desses relatórios é permitir que cada aluno e as empresas parceiras que apoiam a educação acompanhem o desempenho individual e possam planejar estratégias de desenvolvimento.
“O diferencial da Zeka está no conteúdo proprietário e na inteligência artificial através dos algoritmos que identificam as lacunas de aprendizagem individuais de cada aluno, independentemente da idade. O aluno é monitorado desde o início, através do diagnóstico avaliativo, e acompanhado em sua evolução até a conclusão do curso”, afirma Loredana.
Além das matérias exigidas para o exame do ENCCEJA, a startup também disponibiliza conteúdos de soft skills para o desenvolvimento de habilidades dos alunos, como organização, priorização, liderança e flexibilidade. Além disso, prepara os alunos mensalmente com a aplicação de simulados para que eles se acostumem com a duração da prova.
Próximos passos da Zeka Educação Digital
Atualmente, a startup possui mais de 400 alunos que utilizam a plataforma digital, beneficiando mais de 1.000 pessoas ao longo de sua trajetória. Além disso, clientes como Magalu, a agência de promotores POP Trade e o Grupo Trigo, que detém marcas como China in Box, Spoletto, Gendai, Gurumê, LeBonton e Koni, utilizam a plataforma de ensino com seus colaboradores.
A Zeka Educação Digital está presente em todas as regiões do Brasil e, em 2022, realizou uma rodada de captação de investidores anjos, recebendo um aporte de mais de R$ 1 milhão para obter recursos e viabilizar seus projetos educacionais.
Os próximos passos da startup incluem a realização de uma rodada seed para expandir o negócio, ampliar sua atuação e estabelecer parcerias com secretarias municipais e estaduais, além de universidades que atendam o público-alvo da empresa.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.