O YouTube lançou nesta semana o Video Builder, ferramenta gratuita que transforma imagens estáticas e texto em vídeos curtos, com cerca de 6 a 15 segundos. A ideia foi desenvolvida principalmente para anunciantes que possuem experiência e recursos limitados para produzir um vídeo por conta própria.
São poucos os passos necessários para criar um anúncio. Basta escolher um modelo na biblioteca de layouts otimizados para YouTube, preencher com imagens estáticas, logotipo da sua empresa e texto e adicionar músicas gratuitas da biblioteca de áudio do YouTube. Além disso, também é possível customizar as cores e as fontes utilizadas no vídeo. Desta forma, o usuário pode criar diversas combinações para um vídeo único para cada empresa.
O Video Builder é intuitivo e pode ser usado por negócios de todos os tamanhos. Para empresas que já possuem recursos em vídeo, a ferramenta ajuda ao trazer agilidade e a possibilidade de experimentação para o processo criativo, gerando vídeos suplementares e leves. Já para empresas menores e àqueles com menos experiência, a ferramenta é uma aliada eficiente que pode ajudar a introduzir um novo meio de comunicação com os clientes. Por exemplo, um restaurante pode querer comunicar horários ou promoções, enquanto um supermercado pode destacar novos serviços.
Em tempos de isolamento social, o Video Builder é uma saída para as empresas continuarem a criar vídeos e não perder esse meio de comunicação com os seus clientes.
Para quem quiser testar a versão beta do Video Builder, basta preencher este formulário (em inglês) e aguardar o contato por e-mail. O recurso está disponível em inglês somente para o navegador Chrome em computadores, mas é possível produzir vídeos em qualquer idioma. Ainda não há previsão de disponibilidade da ferramenta em português. Vale lembrar que é necessário abrir um canal no YouTube para utilizá-lo como anúncio. Para mais informações sobre como a ferramenta funciona, basta assistir o vídeo.