Com objetivo de reunir os maiores profissionais de criatividade, a WPP, maior empresa de serviços de marketing e comunicação, iniciou a construção de um espaço inédito no Brasil, para reunir as 26 agências e empresas do grupo, que empregam cerca de 7 mil colaboradores no país. O principal objetivo é potencializar a inovação e a criatividade, por meio de um lugar pensado para promover a colaboração e sinergia entre agências, clientes, parceiros e comunidade.
Batizado de WPP Campus São Paulo, o espaço foi projetado para oferecer um ambiente de convívio integrado, que atenda as novas necessidades dos talentos em relação a espaços de trabalho, propondo também uma nova relação desses espaços com a cidade.
Com proposta arquitetônica inovadora e sustentável, do arquiteto Gustavo Utrabo, o campus ocupará um terreno de aproximadamente 20 mil metros quadrados na Vila Leopoldina, bairro de São Paulo que tem atraído diversas empresas da chamada nova economia e desponta como celeiro de criatividade na cidade. A construção deve ser concluída até o início de 2025.
“O Campus da WPP em São Paulo fornecerá espaços inovadores para maior colaboração e atuará como um catalisador para o trabalho de classe mundial no Brasil. Com pessoas e natureza integradas no coração de seu design, nosso objetivo é que o espaço seja o destino criativo dentro da cidade para nossos clientes e as pessoas mais talentosas do país”, comenta Mark Read, CEO da WPP. “O espaço foi concebido para promover mais sinergia e colaboração entre empresas, profissionais e comunidade, estimulando a criatividade e o desenvolvimento de soluções inovadoras para os clientes e para o mercado”, complementa Stefano Zunino, country manager da WPP no Brasil.
WPP promovendo novas conexões e criatividade
O projeto ganhou vida pelo trabalho criativo do arquiteto brasileiro Gustavo Utrabo. “O conceito do prédio parte da localização, região do encontro dos rios Tietê e Pinheiros, e da relação desses rios com os habitantes da cidade – do homem com a natureza – e de como essa relação pode ser repensada”, conta.
Com lajes de 11.000m², os cinco andares serão conectados por passeios e escadarias que levarão a espaços amplos de convívio e galerias também transitáveis em suas áreas externas, repletas de áreas de trabalho com varandas e terraços. Além de um auditório, o térreo aberto ao público contará com lojas, cafés, restaurantes e grande área verde. O campus também contará com diversos outros serviços pensados para facilitar a vida dos talentos da WPP, como day care e academia de ginástica.
O projeto paisagístico foi desenvolvido pelo arquiteto Raul Pereira e terá mais de 110 espécies de plantas e árvores da Mata Atlântica, remetendo à riqueza e biodiversidade brasileira, em seus mais de 7.000m² de jardim.
A BDG architecture + design, pertencente à WPP, vai liderar a ambientação do interior do campus, reforçando a proposta de proporcionar um ambiente atraente e diverso para estimular a colaboração e conectar ainda mais os profissionais de marketing, publicidade, mídia, comunicação e criação com o trabalho de transformação criativa da empresa.
O novo espaço em São Paulo fará parte da estratégia global de campus da WPP, que terá mais de 65 campi em todo o mundo abertos até 2025. O primeiro campus da empresa no Brasil se juntará aos campi recém-inaugurados em Toronto, Praga, Milão, Detroit e Londres.