O WhatsApp acaba de lançar novos recursos para evitar vazamentos de informações e garantir mais privacidade aos seus usuários. A plataforma anunciou funções que vão desde sair silenciosamente de grupos até o bloqueio de prints em imagens enviadas para visualização única. Além dessas, o usuário também pode escolher quais contatos vão ter a informação de que ele está online ou não.
Hoje, o WhatsApp já protege as ligações e mensagens pessoais dos usuários com criptografia de ponta a ponta padrão, para que ninguém além do destinatário possa ler ou ouvi-las. Ao longo dos anos, ainda foram adicionadas novas camadas de privacidade para oferecer diversas maneiras de proteger suas mensagens, incluindo as temporárias (que apagam sozinhas), os backups criptografados de ponta a ponta (que guardam seu histórico de conversas), a verificação em duas etapas (para ainda mais segurança) e a possibilidade de bloquear conversas indesejadas.
Novas funções do WhatsApp
- Saia de grupos silenciosamente: para evitar situações desconfortáveis para os usuários ao deixarem grupos, a plataforma lançou uma novidade. Agora, em vez de notificar o grupo todo quando alguém sair, só os administradores saberão. Essa opção vai começar a ser implementada para todos os usuários este mês.
- Escolha quem pode ver que você está online: o WhatsApp passou a ser uma ferramenta utilizada não só para lazer mas também para trabalho, mas é difícil separar essas duas funções no mesmo aplicativo. Por isso, a nova função permite que você esconda que está online no aplicativo, e possa ter um maior foco em suas tarefas.
- Bloqueio de capturas de tela para mensagens de visualização única: a visualização única já é uma forma mais segura para compartilhar fotos ou mídias que não precisam ter um registo digital permanente. Agora o aplicativo criou o bloqueio de capturas de tela das mensagens de visualização única, oferecendo ainda mais proteção. Esse recurso ainda está em teste, mas será implementado em breve.
O WhatsApp explica que algumas das funções ainda estão em fase de testes, mas que todas as ferramentas chegarão de forma gratuita para todos os usuários do aplicativo de conversas em breve.