A wepipe, startup capixaba que oferece solução para gestão de processos empresariais, captou recentemente R$400 mil em uma rodada de investimentos liderada pela Bossanova Investimentos e Equity Rio. O valor de mercado da wepipe passa a ser de 4 milhões de reais e se coloca como uma das principais startups no mercado de gestão de processos.
O Brasil tem um longo histórico de ineficiência administrativa, e a wepipe está ciente disso. Com um dos sistemas burocráticos mais complexos do mundo, a realidade que se impõe aos empreendedores é bastante complexa, o que acaba prejudicando ainda mais a produtividade.
Enquanto o mercado mostra diversas possibilidades, ainda assim não é fácil empreender no país. De acordo com o Portal Sebrae, uma em cada três empresas em atividade no Brasil, cerca de 34%, destacam a gestão eficiente como o fator principal de sua sobrevivência.
A wepipe introduziu no mercado um formato de gerenciamento dos fluxos que promove maior eficiência e agilidade. A plataforma é capaz de aumentar a produtividade dos times em até 10 vezes. A startup desenvolveu um sistema que auxilia as empresas a padronizar e otimizar seus processos. Um dos seus maiores diferenciais é sua plataforma de gestão visual baseada no método japonês Kanban.
Kanban é um sistema de controle e gestão de fluxo de processos, que teve sua origem na década de 1940 nas fábricas da Toyota, cujo a dinâmica é baseada na utilização de cores como sinalizadores. O termo de origem japonesa significa ‘sinalização’ ou ‘cartão’ e tem como seu principal recurso os tão adorados post-its.
A wepipe acredita que a rodada de investimento promovida pela Bossanova e Equity Rio veio para consolidar a operação da empresa como uma das mais eficientes do Brasil.
* Foto em destaque: Bernardo Simonassi, Felipe Barelli e Cairo Hoffmann, fundadres da wepipe