O Web Summit 2022, maior conferência da Europa em tecnologia, começou na última terça-feira (01/11) e tem recebido startups com soluções inovadoras para o mercado. Representando o Brasil e o agronegócio, Mariana Vasconcelos, CEO e cofundadora da Agrosmart, marcou presença no evento.
A grande maioria das startups tem como desejo se tornar tão grande ou formar parceria com o Google e a Nasa, para a Agrosmart, startup que levou a agricultura brasileira para essas empresas, o sonho se tornou realidade e a parceria já dura anos. “Participei de um programa realizado em parceria pela Nasa e o Google, morei dentro do campo militar da Nasa nos EUA, e a partir daí recebemos um convite para participar de um programa de transferência tecnológica com a empresa”, comenta Mariana.
Sobre conseguir levar o Agro para outros países e continentes, Vasconcelos fala que o Brasil é o segundo maior produtor e exportador de diversas culturas do mundo, ficando atrás somente dos EUA e a tecnologia ajuda a fomentar o ecossistema de startups no mercado. ”Nós temos uma responsabilidade muito grande dentro do crescimento da produção de alimentos que vai alimentar o mundo. A tecnologia tem um papel fundamental nessa transição que o agro passa, buscando maior produtividade, sustentabilidade e resiliência climática”.
Hoje, Mariana mora no Vale do Silício, mas deixa claro que o ecossistema no Brasil é bastante favorável e que não é necessário ir para tão longe para conseguir fundar uma startup ou se dedicar ao empreendedorismo. Ela ainda ressalta que: “É importante estudar e aprender mas isso pode ser feito em qualquer lugar, não é preciso estar no vale do silício para inovar”, finaliza.