Uma pesquisa mostrou que a rede social mais usada para ver notícias é o Facebook. A segunda rede que as pessoas mais usam para se manter informadas é o YouTube, o Twitter aparece em terceiro na lista. Que o Facebook é a rede mais usada para todos os própositos (buscas aleatórias e comunicação) não é bem novidade, informação dada por 65% dos entrevistados.
A pesquisa é do Instituto Reuters, que analisou o caso nos Estados Unidos. 37% dos entrevistados disseram que buscam notícias no Facebook; 17% no YouTube e 8% no Twitter. O Google representa apenas 5% das buscas para quem quer notícias.
Divulgada pelo Wall Street Journal, a pesquisa é deste ano e foi feita online com 2.197 pessoas. Para própositos gerais, o YouTube não fica tão atrás do Facebook, com 59% de usuários. A Reuters filtrou as pessoas que disseram que não consumiam nenhuma notícias e não divulgou quem são essas pessoas.
O mais curioso dos dados é a terceira colocação do Twitter, considerada a principal rede social para jornais, pela sua velocidade. Apenas 8% dos usuários dizem buscar notícias na rede. Para todos os outros propósitos, a rede é usada por 18% dos usuários.
Veja abaixo a pesquisa completa.