A Via Varejo anunciou que exerceu sua opção de compra de 80% das ações da fnitech banQi, por valor não revelado. A companhia fez o anúncio do exercício da Opção de Compra em comunicado ao mercado enviado à CVM, sendo que operação ainda está sujeita ao cumprimento de certas condições precedentes.
O Conselho de Administração da Via Varejo aprovou ainda a aquisição de participação adicional das ações do banQi o que, caso consumado, permitirá a compra de até 100% da sociedade.
“Trazermos para dentro uma operação como o banQi é fundamental para uma empresa que tem a inclusão em seu DNA. A visão de termos uma carteira digital dentro de casa é promover a inclusão em vários sentidos: econômica, social e digital”, afirma Roberto Fulcherberguer, CEO da Via Varejo. Atualmente, o Brasil tem um mercado potencial de 60 milhões de desbancarizados ou pessoas não totalmente servida por bancos.
A compra do banQi é mais um passo significativo na estratégia da Via Varejo de fortalecimento e expansão das suas áreas de tecnologia e do projeto de transformação digital. A Airfox manterá suas operações em Boston, nos Estados Unidos, atuando também como um centro de desenvolvimento tecnológico e de inovação em serviços digitais, com potencial para aplicação em diferentes áreas de negócio, além de varejo e serviços financeiros.
A fintech funciona como carteira de serviços financeiros 100% digital e 100% real, sem tarifas, que facilita a vida dos clientes por meio de um aplicativo simples e intuitivo. Além do aplicativo, conta com a capilaridade nacional da Casas Bahia. Hoje, são 200 lojas com a carteira digital disponível. Em 30 dias, o aplicativo estará disponível em todas as lojas da companhia.
As lojas funcionam como ponto físico para a oferta de serviços aos clientes banQi: eles podem realizar saques e depósitos diretamente em sua conta nos caixas das lojas Casas Bahia, além de realizar a contratação do crediário sem a necessidade de se dirigir ao balcão e também ter disponível no app banQi o carnê digital. Os serviços oferecidos não se restringem aos clientes da Casas Bahia. O aplicativo está disponível para qualquer pessoa.