O 5G está chegando aos poucos no Brasil e deve funcionar em todos os municípios com mais de 500 mil habitantes até o começo de 2023. A tecnologia promete ser revolucionária, uma vez que a agilidade no processamento de informações, até dez vezes mais rápida que a média do 4G, tem potencial de alavancar mudanças significativas.
No varejo, responsável por 28% do Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil, espera-se que a tecnologia possa otimizar a transformação pela qual o setor vem passando mais fortemente desde a pandemia, com destaque para as experiências de compras omnichannel, onde o comprador interage entre diversos canais de venda, tanto físicos quanto digitais.
As novas necessidades deixam os usuários cada vez mais conectados, exigindo mais e mais agilidade da rede. “Atualmente, o perfil da maioria dos compradores é imediatista, sem muita paciência para empecilhos que possam vir a surgir num momento de compra ou pesquisa. Com certeza, o 5G baterá de frente com esses consumidores, podendo ser muito benéfico às lojas que estão preparadas para oferecer boas experiências e exaltando negativamente as que não estão”, aponta Andrei Dias, Head de Vendas da Nexaas, empresa disruptiva com soluções que otimizam processos dentro do varejo.
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Para auxiliar os varejistas nesse novo cenário, Dias separou três transformações digitais que o 5G poderá trazer ao varejo omnichannel e que têm grande potencial para otimizar e melhorar ainda mais a experiência dos consumidores.
1- 5G proporciona compras mais rápidas
Com a capacidade de realizar transferências de dados entre 1 e 5 milissegundos, a comunicação entre servidores se torna muito mais rápida, simplificando etapas burocráticas, reduzindo o tempo de carregamento de páginas e evitando abandonos de carrinho devido a uma conexão perdida.
“A agilidade do 5G traz na palma da mão informações relevantes rapidamente, tanto para o consumidor quanto para o lojista, diminuindo a possibilidade de desistências e oferecendo alternativas atraentes, caso o comprador não ache o item que deseja”, ressalta Dias.
2- Maior integração phygital
Com a premissa de ser revolucionária, a tecnologia de quinta geração irá contribuir para as experiências phygital, que tratam de unir os espaços físicos e digitais, com maior segurança, agilidade e estabilidade.
“Uma vez que o 5G se equipara a uma internet a cabo, espera-se que as pessoas cada vez mais interajam, dentro ou fora de casa, com os muitos canais disponíveis para efetuarem compras”, aponta Andrei.
3- Aumento do uso de tecnologias
Com a chegada do 5G, o varejo pode começar a ousar ainda mais na integração de tecnologias, como internet das coisas (IoT), realidade aumentada e inteligência artificial às experiências de compra.
“Fomentando ainda mais o uso de tecnologias inovadoras, o 5G vai revolucionar a forma com a qual pensamos antes de comprar, consolidando experiências mais completas”, finaliza o executivo.
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