No mundo business, aquela velha frase “Para ser lembrado, é preciso ser visto” nunca sai de moda. Por isso, é importante se pensar em um investimento em mídia para se alcançar novos patamares seja em vendas ou em marca, melhorando e alavancando os resultados.
Vale a pena investir independentemente do tamanho do seu negócio. Do maior ao menor, o plano de mídia deve ser pensado de forma estratégica e de acordo com o objetivo, se é para tornar a marca mais conhecida, melhorar ou construir uma reputação ou simplesmente atrair mais público e aumentar a conversão em vendas.
A partir disso, as estratégias são inúmeras. Para quem tem uma loja virtual com presença em marketplaces, por exemplo, é possível realizar ações orgânicas como live shops, post promocionais com tráfego pago em suas redes sociais, Google e Facebook Ads, utilizar as plataformas de anúncios nativas dos marketplaces.
A estratégia entra justamente na organização de quando, como e onde fazer. Claro, se você tem um pequeno e-commerce, possivelmente, não irá compensar gastar rios de dinheiro em um tráfego pago, pois, possivelmente, dependendo da ação e produto pode não haver resultados positivos.
Adotar uma abordagem “faça você mesmo” pode ser a melhor opção. Experimentar postagens nas redes sociais, realizar lives com promoção e demonstração de produtos, com oferta de cupons de descontos ou frete grátis para compras a partir de determinado valor, são ações que não custam muito, ajudam a vender e deixa como saldo o aprendizado trazido pelos insights dos resultados que vão ajudar a entender melhor o comportamento do seu consumidor.
Outra ajuda para a estratégia de marketing são as plataformas de e-commerce e gestão ERP como o Bling, que faz parte da LWSA, e tem integração com grandes marketplaces, facilitando a gestão do empreendedor. Neste mês, a empresa está lançando o Ads para marketplaces, iniciando com a Amazon.
As plataformas ajudam mesmo os negócios que já estão em um estágio mais maduro e têm faturamento robustos. Para concluir, seguem alguns pontos importantes para quem pretende realizar investimentos em mídia:
Estratégias para cada canal: é preciso traçá-las cada canal, focadas em cada um dos seus objetivos iniciais, o que envolve também a definição do seu público-alvo, identificando quais são seus potenciais consumidores da sua marca e seus hábitos para que o plano seja capaz de convertê-los em clientes.
Orçamento e alocação de recursos: é possível colocar algumas ações de marketing no ar sem investir em recursos financeiros. Porém, se o objetivo for ter resultados melhores e mais rápidos, em determinado momento você vai perceber a necessidade de um orçamento para esse tipo de investimento.
Cronograma de ações/publicações: nessa etapa, você deve elaborar um cronograma para que as ações definidas nas fases anteriores sejam colocadas em prática. A dica é ser o mais detalhado possível: inclua a data de veiculação do conteúdo ou do lançamento de campanhas, promoções para datas comemorativas, entre outros.
Análise e mensuração de resultados: é importante definir os indicadores-chave que serão usados para mensurar o desempenho. Há diversos cálculos, como o tráfego gerado na loja virtual x quantidade de vendas, o valor investido na ação de mídia x o retorno em vendas, o chamado ROI, entre outros. Tudo isso ajuda a entender se a estratégia deu retorno esperado e no futuro melhorar ou mesmo redefinir a rota.
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