O uso de aplicativos móveis continua a crescer a passos largos. Só em 2013, esse índice cresceu mais de 115%, segundo estudo da empresa de Flurry Analytics.
A pesquisa estudou mais de 400 mil apps instalados em mais de 1,3 bilhões de dispositivos ao redor do mundo. A maior parte do crescimento atribui-se ao sucesso dos aplicativos de mensagem, a expansão do “bring your device”, e com as pessoas se sentindo mais seguras a comprarem coisas pelos smartphones.
O gráfico abaixo mostra que os aplicativos sociais e de mensagens são os que estão mais crescendo, seguidos por serviços de produtividade, entretenimento, vendas e estilo de vida, games, esportes e saúde, e notícias.
Mercado de US$ 707 bilhões
Um outro estudo da Juniper Research prevê que até 2018 as compras de varejo por aplicativos chegarão a movimentar US$ 707 bilhões, representando 30% do e-commerce. Segundo o e.bit no fim de 2013 esse índice era de aproximadamente 4%.
Futuro sombrio
A Gartner tem uma pesquisa não muito otimista que prevê que até o mesmo ano de 2018, apenas 0,01% dos aplicativos serão bem sucedidos financeiramente.
A razão é simples: há uma hiperatividade entre os desenvolvedores e as lojas de aplicativos estão ficando cada vez mais cheias. Além disso, segundo a Gartner há uma série de apps que são gratuitos e não têm a pretensão de ganhar dinheiro.