A Universidade Estácio de Sá acaba de lançar um programa de pré-aceleração para startups chamado Startup Nave (Núcleo de Aceleração e Valorização). O programa será realizado no centro do Rio de Janeiro, num ambiente recém-inaugurado no Porto Maravilha e será dedicado à educação empreendedora, com capacitação e mentoria gratuitas. As inscrições para a primeira turma estão disponíveis por meio deste formulário até o dia 14 de julho. Também é necessário apresentar um vídeo de dois minutos que mostre o projeto, no qual será avaliado os aspectos financeiros, tecnológicos, mercadológicos e o histórico dos empreendedores do projeto.
Atualização: As inscrições terminariam no dia 14, mas eles estenderam para o dia 21. Veja os detalhes:
25/07 – Divulgação das startups pré-selecionadas
29 e 30/07 – Entrega de documentação e assinatura do termo de compromisso com as Startups selecionadas
11/08 – Entrada na NAVE
“Vendo esta forte onda de abertura de aceleradoras de startups no Brasil, notamos que para termos os ‘craques da seleção’, antes temos que investir nas ‘escolinhas de futebol’. E nesse mercado, a Estácio tem como principal foco a inovação do modelo de ensino, criando oportunidades para nossos jovens empreendedores decolarem”, explica Lindalia Reis, diretora de inovação da Estácio.
O primeiro ciclo de pré-aceleração acontecerá de agosto a dezembro deste ano, com a intenção de capacitar os participantes para entrar em qualquer programa de aceleração. A startup que participar deverá ter de dois a cinco membros que devem gerir o negócio e contar com pelo menos um aluno ou ex-aluno ou egresso da Estácio.Também é um requisito que ao menos um participante cumpra a carga horária completa do programa.
O programa terá um ciclo presencial de cinco meses divididos em duas fases: uma de cinco módulos com 80 horas de aula, focado no empreendedorismo e na inovação e um segundo composto por 16 horas de aulas complementares de planejamento jurídico e finanças. Durante o processo, as startups terão o seu progresso acompanhado em uma plataforma online. Além do conteúdo presencial, o programa também oferece workshops, casos, artigos e webcastings. Tudo isso com um Demo Day no final, como pede a receita.
Conheça alguns dos mentores do Startup NAVE:
- Alex Pinheiro: CEO e fundador da Edumobi;
- Alexandre Torres: Mestre em Administração pelo Ibmec, ex-vice-presidente de Marketing da Intelig/TIM;
- Amure Pinho: Diretor Executivo da Sync Mobile;
- André Bello: Sócio da d.think e organizador do TEDxRio;
- Cassiano Farani: Fundador da 99Canvas, MBA em Gestão pelo Ibmec com especialização pela Babson College;
- Edson Mackenzie: Voluntário na UP Global (Startup Weekend) e CEO do Videolog;
- Felipe Matos: Fundador da Startup Farm e COO da Startup Brasil.
- Fernando Fukuda: Diretor do Centro de Conhecimento em Tecnologias da UNESA;
- Guilherme Junqueira: CIO na Jera e COO na Associação Brasileira de Startups;
- Gustavo Caetano: Presidente da Associação Brasileira de Startups e CEO da Samba Tech;
- Marcelo Roque: Presidente da CONJOVE RJ e CEO da Finxi;
- Marcelo Salim: Diretor da Rio Negócios, Mestre em Engenharia de Sistemas pela COPPE e cursos de especialização pela Harvard Business School, MIT e Babson College. Empreendedor Endeavor desde 2001;
- Rafael Duton: Fundador da Movile e da Aceleradora Digital 21212, Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio e Especialização em Entrepreneurial Leadership por Stanford. Empreendedor Endeavor desde 2003;
- Túlio Severo: Acionista na Zoony e Sabemipar.