A United anunciou hoje um investimento de US$ 15 milhões na Eve Air Mobility e um acordo de compra condicional para 200 aeronaves elétricas de quatro lugares e mais 200 opções, com as primeiras entregas previstas já em 2026.
O acordo marca outro investimento significativo da United em táxis aéreos – ou eVTOLs (veículo elétrico de decolagem e pouso vertical), que tem o potencial de revolucionar a experiência do viajante em cidades ao redor do mundo. Pelos termos do acordo, as empresas pretendem trabalhar em projetos futuros, incluindo estudos sobre o desenvolvimento, uso e aplicação das aeronaves da Eve e do ecossistema de mobilidade aérea urbana (UAM).
“A United realiza investimentos iniciais em várias tecnologias de ponta em todos os níveis da cadeia de suprimentos, fortalecendo nossa posição de liderança em sustentabilidade e inovação na aviação”, explica Michael Leskinen, presidente da United Airlines Ventures.
“Hoje, a United faz história novamente ao se tornar a primeira grande companhia aérea a investir publicamente em duas empresas de eVTOLs. Nosso acordo com a Eve mostra nossa confiança no mercado de mobilidade aérea urbana e serve como referência em direção à nossa meta de zerar as emissões de carbono até 2050 – sem o uso de compensações tradicionais. Juntas, acreditamos que nosso conjunto de tecnologias de energia limpa revolucionará as viagens aéreas como as conhecemos e servirá como catalisador para a indústria da aviação se movimentar em direção a um futuro sustentável”.
“O investimento da United na Eve reforça a confiança em nossos produtos e serviços e fortalece nossa posição no mercado norte-americano”, complementa André Stein, co-CEO da Eve. “Estou confiante que nossas soluções agnósticas de mobilidade aérea urbana, em combinação com o conhecimento global do mercado desenvolvido pela Eve e a herança da Embraer, são as mais adequadas para esta iniciativa, proporcionando aos clientes da United uma maneira rápida, econômica e sustentável para acessar os hubs aéreos da companhia e se deslocar em ambientes urbanos densos. Trabalhar com a United é uma oportunidade inigualável para avançarmos com o ecossistema de UAM nos EUA e estamos empolgados”.
A United foi a primeira grande companhia aérea dos Estados Unidos a criar um fundo de capital de risco, o United Airlines Ventures (UAV), projetado para apoiar o compromisso 100% verde da companhia de atingir zero emissões líquidas até 2050, sem o uso de compensações tradicionais. Por meio da UAV, a United tem liderado no setor os investimentos em eVTOLs e aeronaves elétricas, motores com célula de combustão a hidrogênio e combustível de aviação sustentável. No mês passado, a United fez um depósito de US$ 10 milhões a uma companhia californiana de eVTOLs para 100 aeronaves.
O investimento da United na Eve foi impulsionado em parte pela confiança nas oportunidades potenciais de crescimento no mercado de mobilidade aérea urbana e pelo relacionamento único da Eve com a Embraer, uma fabricante de aeronaves confiável, cujo histórico na produção e certificação de aeronaves é comprovado pelos seus 53 anos de história. Tal relacionamento inclui acesso aos centros de serviços, depósitos de peças e técnicos de serviço em campo da Embraer, o que abre caminho para uma operação confiável. Após a entrada em serviço, a United poderá ter toda a sua frota eVTOLs atendida pelos serviços agnósticos e operações de suporte da Eve.
Em vez de motores a combustão tradicional, o eVTOL é projetado para usar motores elétricos, proporcionando voos sem emissão de carbono, e será utilizado como ‘táxi aéreo’ em mercados urbanos. O design da Eve possui uma asa fixa convencional, rotores e propulsores, um design prático e intuitivo de decolagem vertical e voo de cruzeiro que favorece a segurança, eficiência, confiabilidade e certificabilidade.
Com alcance de 60 milhas (100 quilômetros), a aeronave tem potencial não somente para oferecer uma viagem sustentável, mas também para reduzir o nível de ruído em 90%, quando comparado a uma aeronave convencional. A Eve também está criando uma solução de gerenciamento de tráfego aéreo, projetada para desenvolver com segurança o setor de UAM. O software tem o mesmo nível de segurança do software de gerenciamento de tráfego aéreo da Embraer, que deve ser um ativo estratégico para ajudar o setor a crescer.