Conhecemos pouco a América Latina no Brasil. Como resultado, conhecemos pouco as oportunidades de negócios nos países da Região e sabemos pouco sobre a cena de empreendedorismo e startups. Temos uma participação expressiva de empreendedores da AL aqui na SU. São colegas da Argentina, Brasil, Chile, Guatemala, México, Panamá, Peru, Uruguai e Venezuela. Os perfis são bem variados, de cientistas a ‘startupeiros’, de funcionários de governo a investidores.
Para tentar entender mais um pouco sobreo que está acontecendo na Região, conversei com o colega de GSP 2013 Gonzallo Villarán, Gerente Executivo da Wayra no Perú. A Wayra, operação de aceleração de startups digitais do Grupo Telefônica, está presente em 12 países, sendo 7 deles na América Latina. A operação peruana foi iniciada há cerca de um ano e meio e já na terceira ‘turma’ de empresas aceleradas. Enquanto as primeiras turmas eram muito focadas em e-commerce, a seleção mas recente procurou obter empresas com aplicações de ‘big data’ e conexões entre equipamentos (internet das coisas).
Uma das diferenças que o Gonzalo identifica entre o Brasil e outros países da AL, em especial o Peru, é uma presença maior no Brasil de empresas com soluções B2B em comparação aos demais países. Essa é uma oportunidade que as nossas startups poderiam explorar melhor! Para isso precisarão desenvolver competências e estruturas para operar nesses países.
Além de falar das diferenças entre os países, conversamos também sobre como estão mudando os ecossistemas de inovação, como integra-los (e o que a Wayra tem feito para isso) e as possibilidades para que tenhamos empresas da AL ganhando escala e assumindo posições em mercados ao norte do Equador. Assista aqui à entrevista.
Foto: Alex Proimos/Flickr (CC)
Comentários ou opiniões expressados neste site são de responsabilidade do autor. As visões não necessariamente representam as da Singularity University, seus gestores ou colaboradores. A Singularity University não é responsável pela confiabilidade do conteúdo expressado pelo autor.
Singularity University, 10^9+, Ten to the Ninth Plus, marcas relacionadas e logomarca são de propriedade da Singularity University e são registrados e/ou usados nos Estados Unidos e em outros países.