A Uber anunciou hoje que, em parceria com a Cornershop, usuários já podem fazer pedidos em supermercados por meio dos aplicativos Uber e Uber Eats. Em outubro de 2019, a empresa de mobilidade anunciou o acordo para adquirir participação majoritária da Cornershop, startup chilena que também está presente no Brasil, Canadá, Colômbia, Peru, México e Estados Unidos.
O anúncio marca a primeira experiência integrada de entrega de compras de supermercado da Uber e da Cornershop. Com isso, a partir de hoje, os usuários de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Salvador, Recife, Goiânia e Campinas podem encontrar a opção Mercado nos aplicativos Uber e Uber Eats, o que amplia a visão da empresa de aproximar as pessoas do que elas precisam, tudo em um só lugar.
“A integração de hoje marca um passo importante na nossa parceria com a equipe da Cornershop para levar a intermediação de compras e entregas de supermercado a milhões de usuários da plataforma Uber”, disse Eduardo Donnelly, diretor do Uber Eats para a América Latina. “A Uber começou com a premissa de oferecer uma alternativa simples e acessível para levar pessoas onde elas precisam ir. Desde então, evoluímos para conectá-las aos seus restaurantes favoritos e agora, estamos empolgados em trazer nossa expertise para o segmento de supermercados junto com a equipe da Cornershop”, acrescentou Donnelly.
A Cornershop traz sua experiência para complementar os esforços de intermediação de compras e entrega de supermercado pela Uber. A startup chilena está no mercado há cinco anos, durante os quais aperfeiçoou sua tecnologia e estabeleceu parcerias valiosas na América Latina e, mais recentemente, nos Estados Unidos e Canadá. Com essa nova integração, os pedidos de supermercado feitos nos apps Uber e Uber Eats serão separados e entregues por “shoppers” que usam a Cornershop. Assim como ao pedir uma viagem pelo Uber ou uma comida pelo Uber Eats, os usuários poderão acompanhar cada etapa do pedido.
“Lançamos a Cornershop há exatamente cinco anos hoje e não consigo imaginar uma maneira melhor de comemorar nosso aniversário do que unir forças com a melhor plataforma de produtos e serviços sob demanda que existe. Não poderíamos estar mais animados em trabalhar com a Uber para levar nossa missão a milhões de pessoas em todo o mundo”, disse Oskar Hjertonsson, fundador e CEO da Cornershop. “A Uber é a parceira perfeita para conectar pessoas aos nossos incríveis parceiros de negócios ao toque de um botão.”
O anúncio ocorre após testes com mais de 9.500 parceiros comerciais, em 30 países em que o Uber Eats está presente, e onde registrou um aumento de 176% nos pedidos de supermercado desde fevereiro. A empresa também procura atender a um aumento significativo na demanda dos consumidores pela entrega de produtos de supermercado durante a atual crise de saúde. Após essa integração em cidades do Brasil, Chile, Colômbia, Peru e Canadá, a Uber planeja implementar melhorias incrementais na experiência para usuários e parceiros em todo o mundo.
“Esse marco reforça nosso compromisso com a América Latina e o reconhecimento do talento latino, nosso mercado que mais cresce na intermediação de entrega de alimentos e onde milhões de pessoas já usam toda a nossa plataforma. Daniel Undurraga, Juan Pablo Cuevas e Oskar Hjertonsson são exemplos do espírito empreendedor latino-americano. Acreditamos que este é o reconhecimento de empreendedores locais de sucesso, que agora terão recursos adicionais para expandir sua visão com a escala global que a Uber já possui. Estamos muito entusiasmados para continuar contribuindo com o crescimento do ecossistema de inovação, empreendedorismo e tecnologia na região”, concluiu Donnelly.
Seguindo a aprovação de órgãos regulatórios do Chile, o investimento majoritário da Uber na Cornershop deve ser concluído nos próximos dias em toda a região, com exceção do México. Uber e Cornershop seguem trabalhando junto à Cofece, autoridade mexicana que trata de competição de mercado, enquanto lidam com os detalhes finais do investimento, unindo Uber e Cornershop no país.
No Brasil, a Cornershop opera desde janeiro de 2020, já está presente em 11 cidades e conta com parcerias com importantes redes de supermercados, como Carrefour e Big, entre outras.