O aplicativo da Uber vai ganhar uma nova categoria e começar a oferecer intermediação de viagens de táxis na cidade de São Paulo. A novidade representa mais uma etapa na estratégia de ampliar a plataforma da empresa para oferecer mais opções para todos os usuários, inclusive os clientes corporativos da Uber para Empresas.
“O Uber Táxi é um pedido recorrente dos nossos clientes corporativos, que gostariam de poder usar esse serviço contando com ferramentas como o compartilhamento de viagens em tempo real e outros recursos de segurança do aplicativo”, diz Claudia Woods, diretora-geral da Uber no Brasil. “Além disso, como táxis são autorizados nas faixas de ônibus, alguns clientes revelam buscar essa opção quando precisam acessar locais como a região da avenida Paulista, por exemplo.”
Com a chegada da nova modalidade, taxistas credenciados na Prefeitura podem baixar o aplicativo da Uber para parceiros e iniciar o cadastro na plataforma a partir da próxima semana. A expectativa é de que a modalidade esteja disponível para o usuário paulistano no próximo mês.
São Paulo será a segunda cidade da América Latina a lançar o Uber Táxi – a primeira foi Santiago do Chile, no mês passado. A categoria está no portfólio global da Uber há mais de cinco anos e hoje já está disponível em cidades de 22 países, como Atenas, Seul, Montreal, Sydney ou Madri. No último ano, o Uber Taxi foi lançado em 15 novas cidades, entre elas Tóquio e Praga.
O aplicativo da Uber foi reformulado em 2019 para facilitar aos usuários descobrir e acessar o crescente número de serviços na plataforma global da empresa. Em São Paulo, a Uber já conta com uma integração com o transporte público que exibe informações sobre linhas de ônibus, metrô e trens. Recentemente, foi lançada a categoria Uber Flash, para o envio de objetos e documentos, e teve início a parceria com a Cornershop para compras de supermercado.
“Com mais essa novidade, a Uber avança rumo à missão de se tornar o aplicativo de preferência dos brasileiros não apenas para se movimentar pelas cidades usando carro, táxi, ônibus ou o que for mais conveniente no momento, mas também para fazer compras de refeições, supermercado ou enviar pacotes, tudo pelo celular”, afirma Woods.
O Uber Táxi irá maximizar o potencial da Uber para Empresas, a solução para negócios da Uber, que neste ano ganhou soluções de delivery corporativo e de entrega de produtos disponíveis para empresas de qualquer tamanho. “Com a Uber para Empresas, o empreendedor ou gerente passa a poder consultar e prever gastos com transportes e alimentação a partir de uma única plataforma, eliminando, por exemplo, a prestação de contas tradicional”, conta Woods.
Cadastro
O cadastro de taxistas seguirá o mesmo processo ao dos outros parceiros da Uber: precisam apresentar os documentos necessários (CNH com a observação de atividade remunerada, documento do carro, Alvará e Condutax) e passar por verificação de segurança, incluindo checagem de antecedentes.
O preço do Uber Táxi vai seguir a tabela de tarifas determinada pela legislação municipal. Ao final de cada viagem, o taxista precisa inserir no aplicativo o valor calculado pelo taxímetro para que seja feita a cobrança – por enquanto, serão aceitos somente meios de pagamento digitais.
Como o preço é calculado pelo taxímetro, na categoria Uber Táxi, o aplicativo vai mostrar um intervalo estimado de valores, que podem mudar de acordo com as condições da viagem. Antes de cada solicitação, será exibida uma mensagem com as regras para que o usuário possa verificar e concordar antes de seguir com o pedido.
Assim como os outros parceiros da Uber, os taxistas também vão pagar pelo uso da tecnologia e do suporte mantidos pela empresa, de acordo com os Termos da parceria.
Segurança
As viagens de táxi contarão com todos os recursos de segurança oferecidos pela plataforma da Uber nas demais modalidades. Antes de começar uma viagem, o usuário recebe todas as informações do veículo (modelo e placa do carro, nome e foto do motorista) e pode optar por receber um código de verificação que deve ser informado ao motorista, confirmando que ambos estão na viagem correta.
Todos os condutores também passam por uma checagem de identidade via selfie, e, desde o começo da covid-19, uma checagem adicional verifica o uso de máscara. Também pensando na higiene, taxistas e passageiros passarão por checklist antes de cada viagem, onde se comprometem a tomar medidas de prevenção ao vírus como manter as janelas abertas, usar apenas o banco traseiro e sempre usar a máscara.
Durante o percurso, por meio do botão Recursos de Segurança, que reúne todas as funções de segurança da plataforma, todos podem compartilhar a sua localização e o tempo de chegada ao destino em tempo real, com quem desejarem.
O recurso também oferece a opção de ligar para a polícia em situações de risco ou emergência diretamente do app. Além disso, na Uber, todas as viagens são registradas por GPS e caso aconteça uma parada longa e não prevista na rota, a Uber pode iniciar uma checagem e enviar uma mensagem perguntando se é necessário algum suporte.
Todas as viagens são cobertas por um seguro da Uber para acidentes pessoais e, ao final de cada trajeto, taxistas e passageiros podem avaliar um ao outro de forma anônima. Uma equipe monitora essas informações e pode excluir da plataforma aqueles que tiverem uma média de avaliações muito baixa ou adotem conduta que viole o Código de Conduta da Comunidade.
E, a exemplo do que também acontece com os demais parceiros, os taxistas que cumprirem os requisitos também poderão pedir reembolso pela compra de máscaras e álcool em gel, bem como agendar higienização do carro e adquirir uma divisória plástica para o interior do veículo no Centro de Higienização da Uber.
Da mesma forma, os taxistas também terão acesso ao programa de assistência financeira implementado pela Uber em razão da covid-19, em que os parceiros recebem o equivalente à média de ganhos que tiveram antes da solicitação.