Segundo Relatório de Impacto Econômico, publicado nesta quinta (27), somente em 2021, a plataforma da Uber gerou R$ 36 bilhões para a economia do Brasil, dado que representa 0,4% do PIB brasileiro. O estudo leva em conta o valor repassado aos motoristas parceiros e seu impacto em cadeia para diversas outras atividades, como fabricação de automóveis, oficinas e seguradoras.
A Uber também divulgou que o número de usuários ativos na plataforma passou de 30 milhões em 2022, a maior quantidade desde o início das operações no país, superando o que havia antes da pandemia. O material foi elaborado pela Public First, consultoria internacional com sede no Reino Unido que desenvolveu a metodologia, já utilizada pela Uber em outros países.
Uber traz impacto na mobilidade urbana
A pesquisa constatou que a chegada da Uber também trouxe impacto na forma como as pessoas podem vivenciar a cidade. Para 75% dos usuários, segundo o relatório, agora é mais fácil voltar para casa tarde da noite do que antes do serviço de intermediação de viagens existir e 66% dizem que usam o app da Uber para ir a lugares onde o transporte público não chega.
Quando perguntados sobre os motivos mais importantes pelos quais usam o aplicativo da Uber, os usuários escolheram em primeiro lugar a segurança – especialmente para mulheres (96%), seguida de custo, economia de tempo, confiabilidade e conforto.
Ainda de acordo com a pesquisa, 81% dos brasileiros acreditam que aplicativos de mobilidade como a Uber ajudaram a reduzir a mistura de álcool e direção. Além disso, 62% afirmam que a chegada do aplicativo é a inovação de mobilidade mais significativa da última década e mais impactante que qualquer outro novo projeto de infraestrutura de mobilidade.
O estudo também mostra outros tipos importantes de valor que a Uber gera, como o tempo economizado pelos usuários ao enviar uma encomenda de Uber Flash ou enquanto está no banco do passageiro em vez de dirigir. No mesmo período já foram realizadas mais de 6,7 bilhões de viagens através do aplicativo, sendo repassados R$ 76 bilhões a motoristas e entregadores parceiros.
O relatório estima que, por ano, essas viagens ajudam a economizar mais de 250 milhões de horas para os usuários. Para quem gera renda com o aplicativo, a capacidade de escolher seu próprio horário e ter autonomia no trabalho é particularmente importante: 87% dos motoristas e entregadores parceiros dizem que a flexibilidade foi o principal motivo pelo qual escolheram a atividade. Para muitos deles (78%) isso é importante porque conseguem equilibrar seu tempo dirigindo pelo aplicativo com compromissos como estudos ou o cuidado de familiares.
Para Silvia Penna, diretora-geral da Uber no Brasil, “o relatório coloca em números o impacto que a Uber gera para o Brasil anualmente. Com menos de uma década é muito gratificante confirmar que a tecnologia da Uber vem fazendo uma contribuição tão relevante para os brasileiros e para a economia do país”.