A Uber e a Tembici, startup de tecnologia para micromobilidade, estão com uma parceria nova para disponibilizar as bicicletas comuns e as elétricas Tembici diretamente na plataforma da Uber. O objetivo é que os milhões de usuários do aplicativo tenham uma nova opção de viagem, de forma conveniente e sustentável, para diminuir o uso do carro.
Nas próximas semanas, os usuários da Uber terão disponível no app as estações de bicicletas Tembici e bike Itaú. As bicicletas estarão disponíveis no aplicativo da Uber inicialmente em Recife, depois se expandirá para Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, e futuramente para as demais cidades na América Latina em que a Tembici atua.
“Essa parceria mostra o papel importante que as opções sem carro desempenham cada vez mais na estratégia da Uber para chegar a emissões zero de carbono, fornecendo aos usuários formas sustentáveis, acessíveis, e convenientes para viajar”, afirma Annie Duvnjak, chefe global de micromobilidade da Uber.
A Tembici planeja fechar 2023 com mais de 30 mil bicicletas na América Latina, com mais de 10 mil elétricas, seguindo o propósito de oferecer aos usuários mais uma opção de transporte sustentável e eficiente. Para a Uber, essa parceria significa um progresso significativo em direção à meta da empresa de se tornar uma plataforma de mobilidade com emissão zero de carbono até 2040.
“Essa iniciativa entre as duas empresas representa um passo fundamental para o desenvolvimento de soluções mais sustentáveis e eficientes de mobilidade nas cidades da América Latina”, ressalta Tomás Martins, CEO da Tembici. “Estamos muito contentes em continuar inovando no negócio de compartilhamento de bicicletas e muito felizes em sermos a primeira empresa que utiliza o modelo de estação de compartilhamento a disponibilizar bicicletas comuns e elétricas no app da Uber”.
As bicicletas da Tembici continuarão acessíveis também por meio do aplicativo da Tembici e bike Itaú, e todos os usuários que utilizarem as bicicletas pelo aplicativo da Uber deverão cumprir as regulamentações locais.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Uber zero de carbono até 2040
Em 2020, a Uber assumiu o compromisso de se tornar uma plataforma de mobilidade urbana com nível zero de emissões poluentes. Com a missão de cumprir isso até 2040, ela já tem apresentado serviços que vão nessa direção.
Em 2025, a empresa pretende que centenas de milhares de motoristas parceiros estejam com veículos elétricos e o processo acontecerá por meio do programa Green Future, que destina $ 800 milhões em recursos até a data para ajudar os motoristas no Canadá, na Europa e nos EUA. Cinco anos depois a plataforma, nesses três países, terá mobilidade de emissão zero e em 2040 a meta é que 100% das viagens em todo o mundo sejam com veículos de emissão zero ou por meio de micromobilidade e transporte público.
Aumento de frotas Tembici
Em fevereiro deste ano, a Tembici recebeu um financiamento de R$ 160 milhões do BNDES para aumentar sua frota de bicicletas elétricas e comuns no Brasil, além de ampliar investimentos em tecnologia e inovação.
A parceria da Uber com a Tembici auxiliar o compromisso socioambiental das empresas e coloca a bicicleta compartilhada como alternativa para viagens em um dos maiores aplicativos de mobilidade – no quarto trimestre de 2022, cerca de 131 milhões de usuários foram ativos mentais na plataforma da Uber.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.