No dia 27 de outubro de 2022, foi anunciada oficialmente a aquisição do Twitter por Elon Musk, que desembolsou cerca de US$ 44 bilhões para concluir o negócio. Com um ano completado dessa aquisição, Elon aproveitou a data para compartilhar números alcançados pelo X, ao longo do seu comando.
No ano passado, quando finalizou a aquisição, Elon publicou em sua conta na rede social uma carta aberta aos usuários explicando o porquê de sua aquisição. “A razão pela qual adquiri o Twitter é porque é importante para o futuro da civilização ter uma praça digital comum, onde uma ampla gama de crenças possa ser debatida de maneira saudável, sem recorrer à violência”, diz o comunicado.
Acesse aqui e responda ao Censo Investidores 2023! Queremos ouvir você!
Mas muitas polêmicas envolveram essa parceria entre Elon Musk e o agora conhecido como X. O executivo já confirmou que pretende deixar a plataforma paga para usuários, e que sua principal missão é transformá-lo em um “aplicativo de tudo”. Confira pontos altos dessa relação ao longo deste ano.
A novela de Elon Musk e o Twitter
A aquisição da plataforma foi discutida por meses, e até gerou um processo judicial. Em abril de 2022, Elon fez a oferta de US$ 44 bilhões pela plataforma, mas condicionou o acordo a receber provas do Twitter de que os bots e contas de spam seriam menos de 5% das contas ativas na plataforma. Em julho, o fundador da Tesla havia anunciado a desistência da compra, o que fez com que as ações do Twitter caíssem cerca de 5% nas negociações de pré-mercado.
As (polêmicas) mudanças feitas por Elon Musk
Ao longo de sua gestão como comandante do X, Elon Musk realizou ações que não foram bem vistas pela comunidade. Em abril de 2023, o Twitter transformou a forma com que as contas recebiam o selo de verificação na plataforma. Antes a equipe do Twitter confirmava a identidade da pessoa e se batia com o perfil, e era uma ferramenta para poucos usuários.
Elon Musk decidiu então criar o Twitter Blue, plano de assinatura que entregava ao usuário um selo azul de verificação, independente da confirmação do utilizador com a conta. As contas que foram verificadas de acordo com os critérios anteriores (ativas, notáveis e autênticas) não ficaram com a marca azul, ao menos que sejam assinantes do Twitter Blue.
Em julho deste ano, Elon Musk anunciou em uma publicação na rede social que os usuários da plataforma teriam acesso a uma quantidade restrita de tweets por dia. Assinantes do Twitter Blue poderiam conferir no máximo 6 mil postagens diariamente, enquanto usuários não verificados teriam acesso a apenas 600 postagens por dia. A medida não caiu nas graças do público e rapidamente foi cancelada pela companhia.
Elon Musk X Mark Zuckerberg
Para rivalizar com o X, a Meta lançou o Threads, rede social de texto integrada ao Instagram que já começa a ser esquecida pelos usuários. No seu lançamento, Elon Musk e Mark Zuckerberg trocaram indiretas na rede social adquirida por Musk.
Com a estreia do Threads, Zuckerberg fez o seu primeiro tweet em 10 anos. Na publicação, ele fez uma piada utilizando um meme do Homem-Aranha que mencionava a semelhança entre as duas redes sociais.
Elon Musk, dono do X, por sua vez, também não ficou calado e enviou a seguinte provocação: “É infinitamente preferível ser atacado por estranhos no Twitter do que se entregar à falsa felicidade de esconder a dor no Instagram”.
Os bilionários trocaram indiretas, cada um publicando em sua própria rede social, até que, desafiado por Elon Musk, Mark Zuckerberg aceitou disputar uma luta em um ringue dentro do octógono. Após tomar conhecimento do “convite”, Zuckerberg compartilhou um print das mensagens do Twitter no Instagram, que ele também é dono, e disse: “Me envie a localização”. Musk respondeu ao pedido com “Octógono de Vegas” – local utilizado pelo UFC.
As indiretas seguiram por alguns dias, até que a novela finalmente chegou ao fim de uma forma que já era esperada, mesmo que não fosse o que o público gostaria. Em um anúncio por meio do Threads, Mark explicou que tentou de todas as formas fazer com que a luta acontecesse, mas que Elon Musk sempre desviava do assunto. O executivo da Meta então disse que vai voltar suas atenções aos treinos de jiu-jitsu brasileiro.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.