Os avanços tecnológicos permitiram que ideias inovadoras chegassem aos mais diversos setores da sociedade. E com o turismo não poderia ser diferente! Empresas já consolidadas investiram nas novidades e startups foram surgindo com propostas que fugiam do tradicional.
O fato é que as ideias deram certo e permitiram que os viajantes brasileiros pudessem ter experiências completas e ainda mais positivas.
Atualmente, não é difícil encontrar um comparador de preços de passagens aéreas ou sites que facilitam o aluguel de acomodações por temporada. Mas a tecnologia e o marketing digital proporcionaram bem mais do que isso.
E para mostrar algumas inovações tecnológicas que surgiram no setor de turismo, selecionamos 8 empresas que apostaram todas as fichas na tecnologia e têm conquistado cada vez mais usuários. Confira um pouco sobre cada uma delas a seguir!
1) Pinguim App
O Pinguim App é uma plataforma que ajuda os usuários a encontrarem boas ofertas, mas também excelentes companhias para as viagens. É isso mesmo! A ideia é que duas ou mais pessoas que queiram ir para o mesmo destino se conectem e aproveitem o passeio juntas.
Como em outras redes sociais, ele reúne usuários que tenham interesses em comum para que realmente ocorra uma conexão de verdade. Além disso, são disponibilizadas ofertas de hospedagem, pacotes, hotéis e outros serviços.
2) Ōner Travel
Na Ōner Travel qualquer pessoa pode se tornar um empreendedor do setor de viagens, de forma simples e sem burocracia. A ideia é que os usuários vendam pacotes online e ganhem comissões bem atrativas. E o principal: de qualquer lugar do Brasil e sem sair de casa.
Com links específicos, é possível oferecer hotéis, passagens e até pacotes completos pelas redes sociais e outros canais de comunicação. E sempre que houver compras, uma comissão é liberada para o “vendedor”.
3) TourFácil
Na plataforma TourFácil a ideia é um pouco diferente das agências tradicionais. O site reúne as principais atrações das cidades de Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul, e permite que os usuários comprem tudo em único lugar.
Dessa forma, os visitantes não precisam acessar todos os sites para comprar os ingressos que precisam. Além disso, a empresa garante suporte e a possibilidade de parcelar o valor, já que não é permitido fazer isso nas bilheterias físicas.
4) Smart Tour Brasil
Com uma proposta de montar rotas turísticas inteligentes baseada na Internet das Coisas (IoT), a startup Smart Tour Brasil vem ganhando destaque tanto no setor de tecnologia quanto no de turismo. Ela garante que dados em tempo real contribuam para a experiência positiva dos visitantes em alguns destinos.
De modo geral, os usuários recebem conteúdos baseados na localização para que eles possam tomar decisões rápidas e assertivas. É uma ideia interessante que faz uso de beacons e repassa as informações via bluetooth.
5) Voll
O foco da Voll são as viagens corporativas. O aplicativo permite que todo o gerenciamento seja feito em um único lugar, desde o planejamento até o controle das despesas.
Ela é direcionada para empresas que precisam lidar com muitas viagens ou que necessitam ter um controle maior sobre a mobilidade dos funcionários. Além de oferecer ferramentas simples e acessíveis, também é intuitiva e facilita a produção de relatórios que costumam ser bem complexos.
6) Roteiro Bonito MS
Sabe quando um local tem tantas atrações que fica até difícil escolher as melhores? A agência Roteiro Bonito MS encontrou uma forma de resolver esse problema.
Sabendo que já conhecia muito sobre a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, a empresa resolveu oferecer roteiros personalizados, levando em conta as características dos usuários. Ou seja, com base nos gostos, no estilo, na quantidade de dias e na época que o visitante estará no destino, ela monta um roteiro exclusivo e bem específico.
7) OnFly
A Onfly também surgiu com o propósito de auxiliar no gerenciamento de viagens corporativas. Nesse caso, o foco são as despesas com os funcionários durante os deslocamentos.
O aplicativo permite a reserva de passagens aéreas ou de ônibus, hotéis e até de carros. Dessa forma, além de economizar tempo, também será possível economizar dinheiro e garantir descontos especiais nas contratações.
Ainda dá para incluir relatórios, reembolsos e recibos para que as empresas e colaboradores tenham acesso facilitado.
8) Sisterwave
As mulheres viajantes são o público-alvo do Sisterwave! Com mulheres que se apoiam, o medo e a insegurança de viajar sozinha some e dá lugar à coragem.
Na plataforma (que é multifuncional), o público feminino pode encontrar casas de mulheres para se hospedar, conhecer moradoras do local, pegar dicas com viajantes mais experientes e até viver momentos especiais juntas. A ideia é tão boa que a empresa foi campeã do Desafio Turistech Brasil na categoria startups em 2021.