A Turbi, locadora digital de veículos, recebeu a captação de R$ 80 milhões para seu Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDC) feito por EXT Capital, Solis Investimentos e Jive Asset Management. O valor foi utilizado para ampliar a frota de veículos da startup, a partir da compra de carros zero quilômetro.
Após a captação bem-sucedida de R$ 105,8 milhões em 2022, a Turbi decidiu seguir na estratégia de financiamento por dívida. Segundo Diego Lira, cofundador e CEO da startup, 90% dos recursos serão usados para a compra de veículos, com foco em carros zero quilômetro que estejam entre os 10 mais vendidos do mercado. O objetivo é expandir a frota de veículos, passando dos quase 4 mil para 5 mil automóveis. Os outros 10% serão destinados a investimentos para a ativação dos veículos recém-adquiridos.
“A nossa atuação começou com sublocação. Aprendemos e internalizamos os processos operacionais de uma locadora e só faltava a compra dos veículos. Fizemos o primeiro teste, que se mostrou muito produtivo, e assim conseguimos escalar sem diluição”, aponta.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
A operação de debêntures foi coordenada pela XP e contou com ARC Capital e Jive Asset Management como investidores-âncoras. A EXT Capital já havia investido R$ 15 milhões na ocasião. “Conheço a Turbi, sei a maturidade do modelo de negócios e trago outros investidores para participar com a gente. Somos catalisadores para aproximar o mercado de capitais do mercado de startups”, indica Gabriel Sidi, sócio-fundador da EXT Capital.
A Turbi conta com cerca de 3,7 mil veículos em circulação atualmente e pretende ampliar a frota para 5 mil carros. A startup opera na capital de São Paulo e em cidades da região metropolitana (Guarulhos, Santo André, São Caetano, São Bernardo, Osasco, Barueri e Taboão da Serra), a partir de 400 pontos de retirada e entrega dos veículos. Segundo Lira, a expansão de praças não está prevista no momento. “Nessa estrutura do FIDC vamos manter as praças atuais porque esse foi mais um mitigador de risco. A estrutura tem custo de operação, de aquisição de clientes. Temos um bom caminho para usufruir na região em que atuamos”, afirma.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.