Para estimular a utilização e a valorização da tecnologia em negócios, o Digitalks Expo 2023 criou um painel dedicado ao tema da inclusão digital. Denominado de “Negócios, transformação digital e inovação; como isso funciona na sua empresa?”, o painel contou com executivos de empresas presentes em mercado tradicionais que adotaram a transformação digital em suas empresas. Os convidados Chantal Channam, Marketing and Digital Director da Yara, e Aruã Caselli, Head de Inovação da Endeavor, discutiram sobre os benefícios de suas ferramentas digitais.
Com plataformas que integram seus parceiros, os executivos explicaram no painel que o processo de transformação digital não é fácil nem rápido, mas que após a adesão, é possível colher bons frutos que que melhoram tanto a qualidade dos serviços como questões financeiras. Além de ser um diferencial para outros players do mercado.
Yara utiliza tecnologia para proporcionar sustentabilidade
Atuando em um mercado já tradicional no Brasil, a Yara criou um plataforma para integrar seus clientes e colaboradores e criar um ecossistema com eles. A plataforma iniciou como um projeto para educar e capacitar melhor seus clientes, mas hoje já funciona como uma área de interação e trocas de experiências.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Por ser uma empresa direcionada para o uso de fertilizantes em plantações, a Yara aproveitou sua transformação digital para incluir uma nova frente em seu negócio, a de sustentabilidade. O aplicativo criado, denominado Atfarm, torna a agricultura mais sustentável, lucrativa e eficiente. A ferramenta analisa as culturas, a saúde do solo e as condições climáticas e permite que os agricultores gerenciem seus campos com alta precisão.
Mas a plataforma não surgiu do dia para a noite, e a executiva convidada comentou no painel sobre os processos dessa adesão. “Transformação digital não é uma receita de bolo, é preciso pensar, testar, errar e principalmente reconhecer a melhor forma de progredir”, comenta Chantal.
Endeavor aproveita transformação digital para criar diversidade
Já sendo uma plataforma criada por empreendedores para estimular ainda mais o mercado e aqueles que fazem parte dele, a Endeavor apostou na adesão à transformação digital em partes, a expectativa era que o processo fosse integrado no futuro, mas a empresa sem fins lucrativos preferiu manter separado.
O executivo da Endeavor comenta que a plataforma de integração teve como objetivo criar uma maior diversidade ao time, que agora conta com pessoas de todas as partes do Brasil e interage com negócios ligado à Endeavor mundial. Aruã explica que para que a transformação digital dê certo, é preciso ter uma ferramenta interessante e bem estruturada, comenta que essa transformação não pode ser apenas comprada, mas que os integrantes devem estar alinhados com os ideais do negócio.
A integração com empreendedores de todas as partes do Brasil, permitiu que a Endeavor entendesse melhor as dores espalhadas e que, em parceria, pudesse encontrar soluções viáveis para todos. “Nós conseguimos alcançar a resultados em problemas diversos por que temos um time grande e variado, que se auxilia e prioriza o crescimento em conjunto”, finaliza Aruã Caselli, Head de Inovação da Endeavor.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.