Os smartphones se tornaram dispositivos essenciais para todos, desempenhando um papel fundamental não apenas em momentos de entretenimento, mas também como ferramentas indispensáveis na rotina profissional de muitos brasileiros. Com o avanço da tecnologia, surgiu o WhatsApp, aplicativo que nasceu para ser um meio de comunicação, mas hoje já apresenta ferramentas importantes para o trabalho.
Desde a pandemia, a maioria dos pequenos negócios no Brasil já utiliza o WhatsApp, isso porque é um aplicativo familiar para os clientes, que possibilita uma experiência personalizada em um único canal para vendas, atendimentos e suporte. Para apoiar os pequenos negócios, o app também conta com o WhatsApp Business, versão gratuita com diversas ferramentas para oferecer a jornada completa em um só lugar.
Acesse aqui e responda ao Censo Investidores 2023! Queremos ouvir você!
Pensado para simplificar a vida do empreendedor e ajudá-lo a crescer os negócios, o WhatsApp Business oferece ferramentas para as principais etapas de negócio. Os clientes podem, sem sair do aplicativo, pesquisar uma empresa, conferir seus produtos e serviços, adicioná-los ao carrinho e efetuar o pagamento com apenas alguns cliques.
Conheça 5 funções presentes no WhatsApp Business para crescer sua empresa:
1- Seja descoberto por meio do Guia de Negócios
Com a ferramenta “Guia de Negócios”, presente no aplicativo de mensagens, as pessoas podem descobrir empresas de forma rápida e conveniente, inclusive por meio de geolocalização, ou entrar em contato novamente com um negócio que já conhece sem a necessidade de ter seu número salvo. Esse recurso ajuda empresas a alcançarem clientes novos, além de permitir compartilhar informações no perfil comercial.
2- Mostre seus produtos por meio do Catálogo
Com os catálogos, os pequenos negócios não precisam enviar um arquivo para cada cliente, como um cardápio ou uma lista de serviços, por exemplo. E os consumidores podem ter acesso às informações a qualquer momento, sem necessidade de espera. As empresas também podem organizar os itens em seus catálogos por categoria, para que os clientes não precisem mais percorrer longas listas de itens para encontrar o que procuram.
Depois que as pessoas escolhem o que comprar, elas podem adicionar ao carrinho e enviar o pedido para a empresa. Você também pode compartilhar um produto ou o catálogo completo na conversa com o cliente.
3- Utilize mensagens automáticas para não deixar clientes esperando
Para facilitar a comunicação com seus clientes, o WhatsApp Business permite a configuração de mensagens automáticas, para que o cliente saiba quando terá um retorno e já receba informações básicas sobre aquele atendimento. O app também cria respostas rápidas usando os dados do seu perfil comercial.
Você pode enviar uma resposta rápida contendo seu horário de atendimento, seu endereço ou até mesmo seu perfil comercial. Com as respostas rápidas, também é possível criar atalhos para as mensagens de texto e de mídia, como fotos e vídeos, que você envia com mais frequência para seus clientes.
4- Receba pagamentos com segurança no WhatsApp
O recurso de pagamentos no WhatsApp veio para completar a jornada de compra do cliente. Os negócios que querem receber pagamentos via WhatsApp Business podem vincular sua conta a um parceiro de pagamento compatível, como Cielo, Mercado Pago, Rede, GetNet, SumUp e Stone, e criar um pedido no aplicativo para aceitar pagamentos de seus clientes com segurança.
Os números dos cartões são criptografados e armazenados com segurança e as pessoas devem criar um PIN de pagamento (ou biometria) e usá-lo para cada pagamento. Além disso, o número do cartão é tokenizado, com base nas tecnologias das bandeiras Mastercard e Visa, para proteger os dados dos clientes e reduzir o risco de fraude.
5- Traga clientes de outras plataformas
Os empreendedores também podem atrair mais clientes ao seu negócio por meio do formato de anúncio “Clique para o WhatsApp”, que leva o consumidor direto do Feed do Instagram e Facebook para uma conversa no aplicativo de mensagens. Esses anúncios permitem que as empresas aproveitem as plataformas baseadas em feeds da Meta para iniciar conversas em um momento de alto interesse, aumentando o potencial de conversão.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.