O Instagram tem se tornado um dos canais mais propícios para conquistar clientes e aumentar as vendas, uma vez que a plataforma oferece recursos exclusivos para empresas, que, se usados estrategicamente, tornam possível atrair e fidelizar o público. A rede social é a maior vitrine que um negócio pode ter atualmente, e conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos, sendo cerca de 100 milhões só no Brasil.
“Ter uma conta no Instagram possibilita que a marca, produtos ou serviços sejam vistos por pessoas do mundo inteiro. Saber aproveitar todo o potencial da ferramenta é essencial para gerar mais resultados para o negócio”, explica Vinícius Torresan, coordenador de Conteúdo do O Novo Mercado.
Recentemente, a rede social incluiu em seu layout uma nova ferramenta para quem utiliza o Instagram para vender ou até divulgar sua loja. Com o catálogo, os lojistas podem deixar à disposição seus produtos e ainda deixar claro tamanhos disponíveis e preços, além de ser um link direto para consumidores e vendedores.
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O Instagram Shopping, por exemplo, é uma funcionalidade que atua como uma vitrine para produtos físicos e facilita a jornada de compra. Já o Instagram Ads possibilita a publicação de anúncios na plataforma, aumenta o alcance das publicações e permite a inclusão de links de redirecionamento para levar o cliente direto para o site ou e-commerce.
Conheça 5 dicas para aumentar suas vendas por meio do Instagram.
1- Conheça o público-alvo
A partir do momento que entende quem é o público-alvo fica mais fácil desenvolver conteúdos que despertam o interesse dessa audiência. Por isso, antes de começar a fazer qualquer planejamento, dedique um tempo para conhecer o cliente para ser mais assertivo nas estratégias de vendas.
2- Humanize o perfil para ter sucesso
A humanização do perfil é importante, uma vez que a maior parte dos usuários de redes sociais não se sente confortável interagindo com empresas robóticas, que oferecem um serviço frio e impessoal. As marcas que conseguem se posicionar nas redes de maneira mais humana, mostrando que realmente se preocupam com as necessidades e problemas do público, ganham mais destaque.
3- Utilize a plataforma para conquistar e fidelizar clientes
A rede funciona como um poderoso canal de relacionamento pessoal, capaz de impactar e atrair clientes do mundo inteiro. Para isso, é importante que o perfil produza conteúdo de valor e assim conseguir se posicionar como referência na sua área de atuação.
Dessa forma, será lembrado pelas pessoas quando precisarem comprar algum produto ou contratar algum serviço semelhante. Se bem utilizado, o Instagram pode ser uma ferramenta importante de fidelização de clientes, pois permite um contato mais próximo com o consumidor.
4- Use os recursos para potencializar as vendas
O Instagram possui uma série de recursos que, se bem utilizados, podem ajudar as empresas a atrair mais clientes e potencializar as vendas. A dica também é importante para agregar um lado interativo entre lojista e cliente, importante para o pós-venda e para fidelizar compradores. Stories, reels e carrosséis de conteúdo são úteis porque ajudam a marca a gerar valor e se posicionar como autoridade e engajar a audiência.
5- Gere conteúdo de valor para o público
Um dos principais erros que as marcas cometem na plataforma é focar suas publicações muito na divulgação de seus produtos e serviços e esquecem dos conteúdos que geram valor para o público.
Para isso, as empresas devem sempre criar conteúdos que estimulem a interação do público, como quizzes, enquetes, dicas e resenhas. O que não faltam são recursos para isso no Instagram.
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