Novas tecnologias surgem todos os anos e com os avanços em pesquisa e desenvolvimento aceleram ainda mais esse progresso. Mas 1973 se tornou um importante ano de desenvolvimento por trazer inovações que são utilizadas até os dias atuais e que mudaram a forma de trabalho e comunicação.
As inovações mudaram a forma que a sociedade opera máquinas e realiza exames e muitas se juntaram a outras ideias para tornar a sociedade atual mais fácil e ágil.
Confira algumas tecnologias que completam 50 anos de seu lançamento em 2023:
1.Ressonância magnética
A tecnologia da Ressonância Magnética nasce como uma forma de estudar e observar tecidos moles internos do corpo humano, sendo criada como um adicional do raio-x, utilizado para observar partes duras, como ossos, do corpo humano. A descoberta da RM é atribuída a dois cientistas, que receberam o prêmio Nobel pelo feito, Felix Bloch e Edward Purcell. A ressonância é utilizada até os dias atuais.
2.Telefone celular
Item mais conhecido da lista, o celular foi criado por Martin Cooper, ex-funcionário da Motorola, e teve seu primeiro teste em 1973, em que Martin realizou uma ligação para outro aparelho do outro lado da rua em Nova York. O aparelho móvel do telefone pesava cerca de 4 quilos em seu lançamento e sofreu grande progresso até os dias atuais, permitindo que qualquer um possa carregar os aparelhos que já pesam menos de 500 gramas.
Lançado para o grande público em 1984, a tecnologia do aparelho da Motorola contava com uma antena interna e teclado numérico utilizado para realizar as ligações. O aparelho era considerado artigo de luxo na época e atendendo apenas a população mais rica da sociedade.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
3.Código de barras
A ideia do código de barras foi patenteada em 1952, mas apenas lançada em 1973. o modelo trouxe uma forma única de classificar objetos e de fácil identificação. Criado com o nome de UPC (Universal Product Code), o código de barras consistia em uma combinação de 12 dígitos que poderiam ser escaneados por meio de luz infravermelha.
O código de barras ainda é comumente utilizado para trazer agilidade na hora de coordenar e pegar informações de produtos, sendo encontrado facilmente em alimentos embalados e produtos direcionados para vendas.
4.Tela touchscreen
O inventor britânico E. A Johnson surgiu com a ideia de uma tela sensível ao toque em 1965 e desenvolveu até criar um protótipo em 1973. O modelo era capaz de reconhecer um toque por vez e suportava apenas duas possibilidades, toque e não toque, sem suportar pressão. No início a inovação foi desenvolvida para uso em radares ultrassônicos e mapeamento aéreo. Hoje as telas já são sensíveis ao toque direto do dedo e estão presentes em smartphones e tablets.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.