Muito se falava que, no futuro, robôs seriam os responsáveis por auxiliar humanos nas tarefas rotineiras e em alguns casos até substituir, mas essa ideia já é realidade. Empresas de inovação criaram uma corrida pelo desenvolvimento dessas tecnologias que agregam aos humanos qualidades nas tarefas nas mais diversas áreas do cotidiano.
Os robôs chegaram para ficar, seja nas indústrias ou em processos de casa, mas é necessário que os humanos reconheçam a melhor forma de aproveitar tal integração. A Ford foi uma das primeiras grandes empresas a incluirem robôs para ajudar em suas fábricas já em 2020. Denominados de Fluffy e Spot, os dois robôs fazem parte de um programa piloto para aumentar a eficiência na preparação de suas fábricas para a introdução de novos produtos.
Conheça 5 robôs que mudaram o mercado em seus lançamentos:
1- Roomba
Lançado em 2002, o Roomba foi um dos primeiros aspiradores de pó robóticos amplamente disponíveis no mercado. Ele ajudou a popularizar a ideia de robôs domésticos e automatização de tarefas de limpeza, abrindo caminho para uma gama de dispositivos semelhantes. A inovação e dominância do mercado plea marca criadora iRobot chamou a atenção da Amazon, que realizou a aquisição da empresa em 2023 por US$ 1,7 bilhão.
Hoje já é possível encontrar opções semelhantes ao Roomba em empresas espalhadas pelo mundo, e que cada vez mais ganham novas funções para facilitar a integração com o usuário. As opções variam de preço e de funcionalidades, que incluem integração com aplicativos para definir locais de limpeza de robôs e modelos que inclusive passam pano pela moradia.
2- Baxter (Rethink Robotics)
Introduzido em 2012, o Baxter foi um robô industrial colaborativo destinado a trabalhar junto com os seres humanos em ambientes de manufatura. Ele foi projetado para ser fácil de programar e seguro para interações próximas com humanos, o que ajudou a impulsionar a adoção de robôs colaborativos na indústria.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Um dos primeiros a utilizar o modelo de braços robóticos, o Baxter nasceu para trazer facilidade na programação e diversidade nas funcionalidades mais focadas em indústrias do mercado logístico e industrial.
3- Optimus (Tesla Robot)
Anunciado em 2021 e ainda sem data para chegar ao mercado, o Optimus chamou atenção desde seu lançamento pelo formato humanoide que é composto pelo seu corpo, além de fazer parte do ecossistema de inovação criado por Elon Musk, que já se mostrou ser um sucesso.
O robô está sendo desenvolvido para ser desde um ajudante doméstico até trabalhar como colaborador em indústrias. O protótipo demonstrado pela Tesla em seu lançamento pesava 70 quilos e pode transportar cargas de até 9 quilos. Ele funciona de forma remota, por wifi, abandonando a necessidade de conexões físicas por cabos
4- Boston Dynamics Robôs Móveis
A Boston Dynamics produziu vários robôs móveis, como o Cheetah, BigDog e Atlas. Esses robôs demonstram capacidades avançadas de locomoção e equilíbrio, tornando-os úteis em aplicações que vão desde logística industrial até exploração em ambientes difíceis.
Os robôs se atualizaram com o tempo e já possuem a segurança de se estabilizar em pé mesmo com pancadas sofridas e até correr, sendo o cheetah o mais rápido entre os modelos, podendo alcançar 45 quilômetros por hora, por meio do seu corpo quadrúpede. O exército americano firmou uma parceria com a empresa e já utiliza os robôs da marca em operações.
5- Sophia (Hanson Robotics)
Sophia, introduzida em 2016, foi o primeiro robô social com aparência humana que ganhou destaque por suas habilidades de reconhecimento facial, linguagem natural e interações emocionais. Embora não seja um robô funcional em termos práticos como os outros mencionados, ela demonstrou o potencial de robôs avançados no campo da interação homem-máquina.
Bônus: Hotel no Japão 100% operado por robôs
Conhecido como o berço da tecnologia, o Japão já possui uma rede inteira de hotéis espalhados pelo país que funcionam de forma 100% digital, sendo a única interação entre os hóspedes com robôs humanoides que simulam os funcionários. Sendo uma rede mundial, os hotéis da Henn Na no Japão são os primeiros a funcionar sem nenhuma integração com humanos.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.