Usando comandos, uma pessoa consegue orientar uma ferramenta que utiliza o conceito de machine learning a produzir um texto, uma imagem, um vídeo, um site ou até mesmo um aplicativo. Em 2023, todas essas ferramentas ganharam a simpatia dos usuários, principalmente graças à popularização do criador de textos ChatGPT.
A vantagem dessas ferramentas é que elas são acessíveis ao público e muitas são gratuitas. O movimento inclusive vem criando polêmicas no mercado, muito se discute até onde é viável o uso e o quanto ela torna a sociedade mais acomodada. Esse é um privilégio que pode parecer recente, mas que está literalmente nas mãos dos usuários há mais tempo do que se imagina.
Conheça 5 IAs já presentes em nossas vidas que você não sabia:
Waze
Figurando entre um dos principais aplicativos de mobilidade do mercado, o Waze se tornou uma febre rápida no mercado e logo alcançou o patamar de unicórnio. A aplicação faz grande uso da integração de usuários à plataforma combinada com uma inteligência artificial que funciona de forma de machine learning. Com essa combinação, o aplicativo oferece a seus usuários a forma mais rápida de chegar ao seu destino, podendo evitar trânsitos e acidentes pela estrada.
Algoritmos de redes sociais
Muito se fala sobre o famoso algoritmo do TikTok, capaz de prender os usuários por horas na plataforma entregando em sequência publicações de interesse. A ferramenta é um simples machine learning, que apresenta uma página exclusiva para cada perfil com publicações de interesse e ligadas a outros posts já avaliados pelo usuário.
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O Facebook adaptou seu algoritmo para entregar ainda mais ofertas para sua rede, agora as plataformas do Grupo Meta oferecem também publicidades ligadas ao algoritmo, entregando aos usuários produtos ligados a contas seguidas e posts curtidos.
Corretor automático
Ferramenta presente em smartphones, o corretor automático utiliza inteligência artificial para identificar erros e corrigir frases para a grafia correta. Por meio de um algoritmo de aprendizado de máquina, a ferramenta também é capaz de prever, com base no contexto da mensagem, as palavras que o usuário deseja escrever e fazer sugestões precisas.
Algoritmos de recomendação em pesquisas
A inteligência artificial também aparece no dia a dia, potencializando os algoritmos de pesquisa e recomendação de buscadores, como o Google. Para essa função a IA lê palavras-chave presentes nas páginas de sites, para saber se elas correspondem à pesquisa feita pelo usuário. Assim, os resultados apresentados são mais assertivos e entregam opções personalizadas, conforme as preferências de quem fez as pesquisas.
Serviços de streaming
Em perfis de streaming, é comum encontrar uma aba dedicada às recomendações simuladas de seus gostos pessoais. Essa indicação é entregue por meio de machine learning com análise dos algoritmos da interação de quem assiste aos filmes e séries, para recomendar conteúdo personalizado, baseando-se no histórico de visualizações e nas avaliações dadas aos títulos para oferecer sugestões.
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