Além de ser a principal aliada na confecção de textos e materiais de mídia, a IA agora funciona também como uma analista, podendo estudar e reconhecer os dados, buscando passar insights proveitosos para seus usuários.
Nessa linha, empresas já estabilizadas nos mais diversos mercados brasileiros começam a utilizar a ferramenta como forma de melhorar processos. Mesmo estando presentes em mercados tradicionais, a utilização de inteligência artificial nas empresas já mostrou que bons resultados podem ser alcançados, se utilizada a ferramenta de inteligência artificial correta.
Conheça 5 empresas de mercados tradicionais que adotaram inteligências artificiais em suas rotinas:
Colégio Porto Seguro
Colégio, experiente no uso de novas tecnologias aplicadas ao ensino e aprendizagem, o Porto Seguro realizou, no começo do ano, uma pesquisa interna que contou com quase 700 professores de Ensino Fundamental e Médio. Nos resultados, entendeu que 99% dos docentes concordam com a implementação de inteligências artificiais na educação e 97% não proibiu o uso da tecnologia pelos alunos.
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Ao invés de apenas proibir, a decisão do colégio foi incorporar o tema ao currículo de Letramento Digital e preparar os alunos para lidar com a ferramenta em seus projetos, pesquisas e atividades complementares, sempre com a orientação dos professores. Além disso, os educadores também relataram utilizar o ChatGPT na busca de referências acadêmicas e na elaboração de questões para atividades em sala, respeitando as questões autorais e éticas.
Finansystech
A Finansystech firmou uma parceria com o time de Inteligência Artificial da Microsoft para treinar uma rede neural específica sobre o Open Finance. A intenção do projeto é que os usuários entendam melhor o ecossistema, e para que as empresas possam gerar insights personalizados com mais rapidez. Chamada de Open Guru, a solução está em fase de treinamento e não tem data de lançamento ainda.
Grupo SOMA
No Grupo SOMA, grupo de varejo de moda do Brasil, a inteligência artificial atua como uma consultora de moda digital. Ela sugere adaptações nas peças de acordo com as tendências de vendas, como as estampas best-sellers, por exemplo, e os algoritmos preditivos, que são baseados no histórico de desempenho e características de produtos e nas respostas dos provões online do SOMA, ferramenta de votação interna das coleções, feita por colaboradores das marcas.
As recomendações da IA proporcionam um retorno valioso para a equipe de estilo, facilitando decisões mais precisas e ágeis, tornando todo o processo de produção mais eficiente e econômico.
Linx
Em linha com as evoluções, a Linx, empresa do grupo StoneCo. e especialista em tecnologia para o varejo, desenvolveu um software conversacional capaz de abordar um cliente automaticamente e fazer a venda de ponta a ponta. A ferramenta é capaz de substituir um atendente humano e funciona 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.
Chamada de Linx Chat Commerce, a ferramenta utiliza uma rede neural própria e o ChatGPT como um dos seus recursos, e foi criada para solucionar demandas específicas dos varejistas de diversos segmentos, como aumentar o engajamento do consumidor e melhorar as conversões.
Oinc Filmes
O estúdio de animação Oinc Filmes, detentor de diversos canais no Youtube, entre eles o 3 Palavrinhas, quarto maior canal infantil do Brasil com mais de 8 bilhões de visualizações, usa Inteligência Artificial para aprimorar textos e também para entender quais tipos de conteúdo podem gerar mais interesse do público no Brasil e nos Estados Unidos. Além disso, a startup aposta em AI para estudar metadados e utilizá-los nas estratégias de lançamentos de conteúdos no Youtube.
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