O início da jornada empreendedora é um período repleto de desafios e dificuldades. Os empreendedores enfrentam uma série de obstáculos que exigem resiliência, determinação e habilidades multifacetadas para superá-los. Um dos principais desafios é a incerteza e a falta de confiança no próprio negócio, além da falta de recursos financeiros, que dificultam o início da jornada.
No entanto, apesar de todas essas dificuldades, muitos empreendedores encontram motivação e satisfação em superar esses obstáculos, aprendendo com os erros e buscando soluções inovadoras. A determinação e a paixão transformam os desafios iniciais em oportunidades para crescimento e sucesso.
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Conheça 5 dores de empreendedores iniciantes e como saná-las:
1- Tirar a ideia do papel
Toda grande empresa começa como uma ideia, e saber como transformá-la em um negócio já é a primeira grande barreira a ser superada. É necessário que o empreendedor reconheça espaços disponíveis no mercado para saber preenchê-los. Além de incluir sempre inovação em sua essência.
Ter bons contatos é essencial para se iniciar uma jornada neste mercado, essa interação permite a troca de experiências e conhecimento. É difícil alcançar o sucesso na primeira tentativa, e por isso é importante ouvir histórias e conseguir distinguir caminhos que podem levar ao fracasso. A resiliência deve ser a principal característica do empreendedor, é o sentimento de não desistir que o leva a alcançar o sucesso.
2- Alcançar investimento
Iniciar um negócio requer investimentos para comprar equipamentos, desenvolver o setor de marketing e contratar funcionários, o que pode ser um verdadeiro desafio, especialmente para empreendedores iniciantes. Muitos empreendedores acabam iniciando suas jornadas por conta própria e cuidando do seu negócio de casa, mas é preciso receber investimento para poder elevar o nível do negócio.
Ao criar o pitch, o empreendedor deve demonstrar firmeza e conhecimento sobre seu negócio, saber se vender é uma característica essencial. A interação com fundos investidores deve ser direta e clara, deve-se lembrar que do mesmo jeito que você busca investimento, eles buscam negócios para investir.
3- Gestão financeira
Com dinheiro recebido, uma nova questão se torna prioridade: como usar esse montante. É normal que startups demorem para começar a render dinheiro para seus fundadores, por isso é preciso utilizar boa parte da quantia inicial em desenvolvimento do negócio e crescimento da empresa. Deve-se identificar as dores ainda presentes no negócio para direcionar o montante recebido.
Além disso, é preciso reconhecer que investimentos não são tão frequentes, por isso é importante que empreendedores não gastem a quantia de uma vez para terem um caixa de reserva para questões futuras.
4- Marketing
Segundo pesquisa realizada pela Cortex, existem no Brasil cerca de 11.562 startups ativas no Brasil, sendo 28% do segmento de Tecnologia da Informação, 22% de Serviços e 6% no mercado financeiro. Mas larga na frente quem consegue chamar atenção e mostrar ao mercado que seu negócio é realmente inovador.
Tanto clientes quanto investidores precisam confiar que seu negócio realmente é sólido, é preciso passar um sentimento de segurança. Por isso, muitos investidores apostam em campanhas de marketing como um dos principais movimentos a se fazer em um início de jornada. O ecossistema de inovação segue a lei do ‘Quem não é visto, não é lembrado’.
5- Questões burocráticas
Geralmente, startups são as primeiras experiências empresariais para seus fundadores, mas para se incluir no mercado e garantir seu espaço, é preciso ter um negócio sólido e de acordo com todas as regulamentações necessárias. Questões burocráticas sempre são muito bem analisadas por investidores na hora da avaliação, para passarem a confiança de que é um negócio estável.
Para não terem que investir logo no começo em uma área destinada ao jurídico, muitas startups acabam adotando parcerias com startups já focadas nesse segmento, que funcionam como uma aliada ao longo do crescimento.
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