A TIM lançou hoje o desafio ‘4G TIM no Campo’ em busca de startups que tenham soluções inovadoras em IoT (“Internet of Things”) para o agronegócio. Com o tema ‘Conectividade para eficiência no controle de pragas, doenças e plantas daninhas na agricultura’, a iniciativa tem parceria da AgTech Garage e oferece para os empreendedores a oportunidade de trabalhar com grandes empresas do setor, validando suas soluções e realizando provas de conceito das ferramentas.
Como as inovações devem funcionar na rede 4G em 700MHz, padrão utilizado pela TIM no agro, as startups selecionadas têm potencial de se tornarem parceiras da operadora no projeto ‘4G TIM no Campo’.
“A TIM sempre foi uma grande agregadora de empresas, startups e instituições que se unem com o propósito de desenvolver soluções para os mais variados setores da sociedade. Com desafios como esse, temos a possibilidade de conhecer soluções de empreendedores de diversas partes do País, expandindo ainda mais o ecossistema de soluções inovadoras utilizando o 4G tão importante para a digitalização do agronegócio brasileiro. Nossa parceria com a AgTech Garage vai nos permitir auxiliar na maturação dessas soluções, que podem vir a fazer parte do nosso portfólio de serviços”, define Alexandre Dal Forno, head de Marketing Corporativo & IoT da TIM Brasil.
O desafio ‘4G TIM no Campo’ busca soluções, conectadas à rede 4G e/ou à plataforma Narrow Band-IoT, que contribuem para a melhor eficiência e sustentabilidade no processo de controle de pragas, doenças e plantas daninhas, com ênfase nas culturas de algodão, milho, soja e cana-de-açúcar. Para isso, a AgTech Garage e a TIM vão conectar os empreendedores com diversos parceiros que vão auxiliar no desenvolvimento das ferramentas, com o objetivo de construir parcerias relevantes e duradouras (modelo de revenue-share) das startups com a operadora.
“Conectividade é uma área chave para inovação e transformação digital no agro, a TIM reuniu parceiros de peso, tenho certeza que essa iniciativa vai gerar grandes oportunidades para as startups e resultados de impacto para o setor. Essa ação liderada pela TIM de forma mais ampla demonstra maturidade do ecossistema de inovação, com envolvimento de grandes empresas, grupos produtores e startups trabalhando juntos. Percebo poucas iniciativas como essa no mundo, Brasil além de líder em produção está liderando a nova dinâmica da inovação no agro”, afirma José Tomé, CEO AgTech Garage.
Inscrições e seleção
Até o dia 11/08, as startups podem inscrever os seus projetos relacionados ao tema ‘Conectividade para eficiência no controle de pragas, doenças e plantas daninhas na agricultura’ no link. Estão elegíveis soluções como sistemas de precisão para eficiência de aplicação e redução da sobreposição na pulverização de defensivos; de eficiência operacional e minimização de custos para controle de pragas, doenças e plantas daninhas; controle de pragas com soluções alternativas ao uso de defensivos agrícolas; e controle da deriva em aplicação aérea.
Os projetos selecionados serão anunciados entre os dias 19 e 31 de agosto. No dia 02/09 será realizada uma rodada de apresentações para um painel de jurados composto por integrantes da TIM, AgTech Garage e parceiros das duas empresas. As startups serão avaliadas com base no potencial da solução e sinergias com o desafio ‘4G TIM no Campo’. Após seleção do projeto – ou projetos – acontece o planejamento da prova de conceito da solução que será aplicada em um parceiro da operadora a ser definido durante o processo de seleção, respeitando as limitações impostas pela pandemia.