O TikTok está dando um passo significativo em direção à transparência e responsabilidade no que diz respeito ao conteúdos gerados por IA. A plataforma anunciou nesta quinta-feira (9) que começará a rotular automaticamente o conteúdo criado através de IA quando carregado de determinadas plataformas. Esta medida, segundo a empresa, é parte de um esforço contínuo para ajudar os criadores a expressarem sua criatividade de maneira segura e responsável.
Em parceria com a Coalition for Content Provenance and Authenticity (C2PA), o TikTok torna-se a primeira plataforma de compartilhamento de vídeos a implementar a tecnologia de Content Credentials (credenciais de conteúdo). Essas credenciais, que começaram a ser implementadas hoje em imagens e vídeos, anexam metadados ao conteúdo, permitindo que seja reconhecido e rotulado instantaneamente como gerado por IA. Nos próximos meses, essa rotulagem será estendida para conteúdos de áudio.
A iniciativa de rotulagem automática vem após o TikTok ter implementado rótulos automáticos para conteúdo gerado com efeitos de IA na plataforma desde 2023. Além disso, os criadores já são obrigados há mais de um ano a rotular o conteúdo produzido com IA realista, facilitando o processo com uma ferramenta que já foi utilizada por mais de 37 milhões de criadores desde o último trimestre de 2023.
Parceria com Adobe para identificação de conteúdos gerados por IA
A partir de agora, o TikTok expande a rotulagem automática para conteúdos gerados por IA criados em outras plataformas, utilizando a tecnologia de Content Credentials da C2PA. Esta parceria também visa impulsionar a adoção das Content Credentials na indústria, com o TikTok se unindo à Iniciativa de Autenticidade de Conteúdo (IAC) liderada pela Adobe.
Dana Rao, General Counsel and Chief Trust Officer da Adobe, comentou sobre a parceria, destacando a importância da transparência e autenticidade no mundo digital: “Estamos animados em dar as boas-vindas à ampla comunidade de criadores e usuários do TikTok em todo o mundo à C2PA e ao CAI, enquanto embarcam em uma jornada para oferecer mais transparência e autenticidade na plataforma. Em um momento em que qualquer conteúdo digital pode ser alterado, é essencial fornecer meios para que o público possa discernir o que é verdadeiro. O anúncio de hoje é um passo fundamental para alcançar esse resultado”.
Além da rotulagem automática, o TikTok está investindo em medidas para combater o conteúdo inadequado gerado por IA. As políticas da plataforma proíbem o conteúdo enganoso gerado por IA, e o TikTok assinou um acordo com o setor este ano para combater o uso de inteligência artificial enganosa nas eleições. A plataforma continuará investindo no aprimoramento de seus modelos de detecção proativa e na formação de parcerias com colegas em soluções compartilhadas.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.