A partir do dia 23 de novembro, somente usuários maiores de 18 anos poderão iniciar transmissões ao vivo – live – no TikTok. A mudança tem objetivo de “proteger seus usuários e promover bem-estar”.
Anteriormente, qualquer usuário com mais de mil seguidores e com idade igual ou superior a 16 anos podia abrir uma live no aplicativo – sem poder receber gorjetas da audiência. A partir de 23 de novembro, a idade mínima aumenta para 18 anos de idade.
“Ao considerarmos a amplitude do nosso público global, já adotamos uma abordagem gradual dos recursos que nossa comunidade pode acessar com base em sua idade; os adolescentes mais novos precisam ter mais de 16 anos ou mais para acessar as Mensagens Diretas e 18 anos ou mais para enviar presentes virtuais ou acessar recursos de monetização”, ressalta a empresa no comunicado.
Live para adultos
Além disso, nas próximas semanas, os criadores de conteúdo podem limitar o acesso a suas lives. Por exemplo, talvez uma transmissão ao vivo de comédia seja mais adequada para pessoas com mais de 18 anos, com isso, agora é possível alcançar apenas o público adulto.
“O objetivo é que a comunidade aproveite ao máximo as oportunidades que o TikTok LIVE pode trazer sem comprometer a segurança. O TikTok acredita que essas atualizações podem proteger ainda mais os membros mais jovens da comunidade à medida que eles iniciam e constroem sua presença online”, reforça a empresa.
Live com 5 convidados
O TikTok também atualizou o recurso Multi-Guest. Por meio dele, os anfitriões agora podem entrar ao vivo com até cinco convidados usando um layout de grade ou painel e mantendo o público engajado. Uma vez ao vivo, os criadores podem tocar o botão de três pontos para mudar várias configurações – virar a câmera, adicionar efeitos e adesivos, filtrar comentários e adicionar moderadores, caso ainda não tenham sido designados.
Lembretes de segurança
Para ajudar os criadores a se concentrarem em entreter e envolver seus espectadores, eles já podem usar a ferramenta de filtragem de palavras-chave para limitar os comentários que acham que não são apropriados.
Nas próximas semanas, será lançada uma versão atualizada deste recurso que enviará um lembrete às pessoas e sugerirá novas palavras-chave que elas talvez queiram adicionar à sua lista de filtros. Para fazer isto, a ferramenta analisa o conteúdo que um criador mais comumente remove da sua transmissão, identificando palavras semelhantes nesses comentários e sugerindo que o anfitrião possa querer adicioná-las à sua lista de filtros.
“O TikTok tem um conjunto de recursos de segurança para ajudar as pessoas a manter o controle durante toda a transmissão ao vivo e solucionar problemas à medida que surgem. Além de uma comunidade vibrante e inspiradora, e é importante que a plataforma continue sendo um lugar seguro, solidário e alegre para todos”, completa a plataforma.