O tão esperado rival do Twitter produzido pela Meta já tem data para lançar. Threads teve um suposto vazamento nas lojas de aplicativos – inclusive no Brasil – e deve ser lançado no dia 6 de julho, quinta-feira.
É um bom momento para o Instagram entrar na briga, após o Twitter se atrapalhar com erros de limite de taxa, redução das visualizações dos tweets e apenas contas verificadas podendo acessar o TweetDeck. Concorrentes como Spill, Bluesky e Post tiveram um crescimento significativo na semana, mas o Threads pode ter suas vantagens, já que os usuários terão sua conta vinculada com o Instagram e listas de seguidores.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
O que será o Threads, rival do Twitter?
O Threads, antes chamado Project 92, foi apresentado por Chris Cox, diretor de produtos da Meta, a seus funcionários em 8 de junho. Ele será baseado no Instagram e integrado ao ActivityPub, protocolo de mídia social descentralizado. Isso teoricamente permitirá que os usuários do novo aplicativo levem suas contas e seguidores com eles para outros aplicativos que suportam o ActivityPub, incluindo o Mastodon.
O aplicativo usará o sistema de contas do Instagram para preencher automaticamente as informações de um usuário. Cox disse que o objetivo da empresa para o aplicativo era “segurança, facilidade de uso, confiabilidade” e garantir que os criadores tenham “lugar estável para construir e aumentar seu público”;
Cox afirmou ainda que a Meta ouviu de criadores e figuras públicas que desejam que a plataforma seja “gerida de maneira sensata”. A empresa estava em negociações para que famosos, como Oprah Winfrey e Dalai Lama, se comprometam a usar o aplicativo.
“Threads é onde as comunidades se reúnem para discutir tudo, desde os tópicos de seu interesse hoje até o que será tendência amanhã”, diz a descrição da App Store. “Qualquer que seja o seu interesse, você pode seguir e se conectar diretamente com seus criadores favoritos e outras pessoas que amam as mesmas coisas – ou criar seguidores leais para compartilhar suas ideias, opiniões e criatividade com o mundo.”
Embora o Threads esteja intimamente conectado ao Instagram, ele será seu próprio aplicativo independente. Os aplicativos secundários do Meta nem sempre foram bem-sucedidos. Nos últimos anos, a empresa desativou produtos como o aplicativo anônimo para adolescentes tbh, o aplicativo semelhante ao Cameo Super, Neighborhoods clone do Nextdoor, o aplicativo para casais Tuned, a rede social com foco no aluno Campus, o serviço de namoro por vídeo Sparked e muito mais.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.