O problema da logística e dos transportes no Brasil não é segredo para ninguém. Inclusive para os norte-americanos. A empresa uShip, nascida em 2004 no Texas, anuncia sua chegada ao Brasil para solucionar os problemas de pessoas físicas e pequenas empresas que queiram fazer transporte de cargas.
“A gente conecta clientes que tenham a necessidade de transporte. Se eu quero transportar algo de São Paulo para Curitiba, eu anuncio isso no site e as transportadoras registradas dão um lance por um determinado período. Depois disso, o usuário escolhe sua transportadora com base em preço e na avaliação do perfil”, explica Ivan Vaz, que ajuda nas operações brasileiras da startup com quem conversei por Skype.
Ao lado de Ivan, completam a equipe de América Latina/Brasil Marina Parisi, contratada para ser a gerente do Brasil, Gonçalo Sanchez, gerente de operações da uShip para América Latina, e outros quatro profissionais. No total, a uShip tem 180 funcionários.
Apesar de a expansão recente para cá, a companhia norte-americana já atua em outros 18 países, além dos Estados Unidos, e tem um escritório em Amsterdã. “O Brasil tem o mesmo problema que os EUA neste setor: o sistema de transporte é muito segmentado e, por ser um país continental, existe o problema da integração logística”, conta Ivan. “O Brasil tem uma característica única, que é o volume de pessoal que está procurando as soluções online. A mesma coisa acontece em outros países da América Latina, mas em menos medida”, completa Gonçalo.
Segundo ele, as transportadoras brasileiras independentes têm sido as que mais procuram a uShip, incluindo motoristas que têm um ou dois caminhões e dificuldade para conseguir carga. “O transportador se registra de graça e, quando a transação é bem sucedida, é cobrada taxa em cima dos lances”, afirma Gonçalo.
O executivo de América Latina conta que, apesar de ter sido criada em 2004, a uShip ainda funciona muito como uma startup. “Estamos começando do zero no Brasil”, completa Marina.
A uShip já recebeu investimentos da Benchmark Capital, da DAG Ventures e da KPCB, totalizando US$ 28 milhões. O aporte mais recente foi feito no final de 2012, pela KPCB, com US$ 18 milhões. Segundo Gonçalo, esse dinheiro foi aplicado no desenvolvimento do app da uShip, na criação de soluções para o transporte comercial e para a expansão internacional.
Foto: Luiz Oliveira