A Tembici, stratup brasileira de aluguel de bicicletas, inicia mais uma etapa de sua expansão internacional. Depois de Chile e Argentina, a empresa acaba de estrear seu projeto de bicicletas compartilhadas em Bogotá, capital da Colômbia. Com investimento acima de R$ 53 milhões e patrocínio do Itaú, da Mastercard e da Vanti (empresa colombiana de gás natural), o sistema terá 3.300 bicicletas, sendo 1.500 elétricas, e 300 estações.
O projeto contempla também 150 bicicletas adaptadas, para o uso de pessoas com deficiência; 150 com cadeiras para o transporte de crianças; e 150 bicis de carga. Outra novidade é a presença de pequenas oficinas de bicicletas gratuitas espalhadas pela cidade para que os usuários possam realizar pequenos ajustes, caso necessário.
“A chegada em Bogotá sempre foi muito desejada e está sendo muito especial, por se tratar de uma região que possui uma grande identificação com a cultura e o uso da bicicleta, ou seja, o projeto de micromobilidade se comunica diretamente com os valores que acreditamos e proporciona um potencial de mercado enorme nesta nova fase de expansão pela América Latina” afirma Tomás Martins, CEO da Tembici.
O sistema oferecido pela Tembici tem foco na qualidade e segurança e os usuários contam com a melhor solução do mundo em bicicletas compartilhadas, desenvolvida por uma empresa canadense. São bikes robustas desenvolvidas, especificamente, para sistemas de compartilhamento e isso influencia diretamente na experiência do ciclista. As estações serão distribuídas nos bairros Usaquén, Chapinero, Barrios Unidos, Santa Fé e La Candelaria.
Ao longo dessa jornada, o sistema chegou a quatro países – Brasil, Chile, Argentina e Colômbia – cobrindo hoje 13 cidades latino-americanas: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Recife, Brasília, Bertioga, Jaboatão dos Guararapes e Olinda, Bogotá, Santiago, Nordelta e Buenos Aires. Já foram registradas mais de 70 milhões de viagens realizadas e 440 milhões de quilômetros rodados, o equivalente a 15 mil voltas ao mundo.