Pensando em levar mais informações e detalhes de exames para seus clientes, a Techtools Health, empresa de tecnologia na área da saúde, adquiriu a Numb3rs Analytics, companhia especializada em soluções analíticas, que oferece aos gestores da área da saúde, pública e privada, ferramentas e metodologias para análise de informações, com base em dados do Departamento de Informática do SUS (Datasus). Por questões contratuais, o valor do negócio não foi divulgado.
De acordo com Jeff Plentz, presidente do Conselho da techtools health, a aquisição é altamente estratégica para a companhia, pois consolida sua liderança em Big Data na área da saúde no Brasil. “A capacidade cientifica, tecnológica e de inovação da techtools health, aliada à expertise da Numb3rs Analytics, nos ajudará a acelerar a transformação digital na área da saúde no Brasil, gerando oportunidades concretas de melhoria de eficiência operacional para o setor filantrópico no país”, disse o executivo.
Na Techtools, a principal ferramenta para seus clientes é a plataforma digital de saúde, denominada Atende Saúde, que conecta diretamente os hospitais filantrópicos, em tempo real, entre si e às fontes pagadoras, além de digitalizar a jornada do paciente, com diversas tecnologias para promover a medicina a distância. A aquisição permitirá à empresa incorporar o banco de dados da Numb3ers Analytics, que contém todos os atendimentos de internação (AIH) e ambulatoriais (SIA) dos pacientes do SUS que foram atendidos nos estabelecimentos de saúde desde 2008.
Segundo Luis Eduardo Azevedo, CEO da Numb3rs Analytics, a Techtools Health agregará em seu sistema “uma plataforma que tem como principal característica a consolidação e visualização de uma forma estruturada dos dados abertos do Ministério da Saúde, oriundos da produção e apresentação das contas hospitalares ao Sistema Único de Saúde (SUS) de mais de 5 mil estabelecimentos de saúde do Brasil”.
O Atende Saúde conecta hoje 88 hospitais e 25 operadoras de saúde, o que representa 6 milhões de vidas. A meta da techtools heath é conectar 500 hospitais à plataforma digital até o final de 2022, por meio da parceria com a CMB. “O objetivo é levar atendimento a cerca de 32 milhões de pessoas, com foco na população mais carente e de regiões mais afastadas, especialmente aquelas com vazios assistenciais”, afirmou Plentz.