A Taxcel nasceu com a missão de desburocratizar a vida fiscal de empreendedores. A plataforma traz a possibilidade que seus clientes cuidem do compliance fiscal e gestão tributária diretamente de aplicativos já usados no dia a dia, como Excel e Power BI. A ideia a taxcel surgiu para que o empreendedor possa focar no que realmente importa e tenha em mãos uma forma mais simples de coordenar suas questões tributárias. Confira o que João Kepler entendeu ao analisar o pitch da startup:
Problema
A Startup baseia seu problema na burocracia gerada para empreendedores e seus negócios, afirmando que tais dificuldades podem acabar gerando prejuízo e dores de cabeça desnecessárias. Além disso, a empresa baseia seus processos no SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), plataforma de integração fiscal que as startups devem fazer parte. Para o analista, a atenção com essa plataforma traz segurança para o empreendedor.
Solução da Taxcel
Importando dados e arquivos do SPED, a solução criada pela Taxcel é transformar essas informações burocráticas de canais oficiais para softwares mais conhecidos pelos empreendedores. Uma vez que as informações estão no Excel, o cliente ainda recebe feedbacks da plataforma com observações de como gerir os fiscos. Essas duas frentes são divididas pela empresa com o taxSheets, que analisa o SPED e transforma as informações em uma planilha, e o taxDashs, que gera análise dos dados e inteligência nas informações.
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Modelo de de negócio
O modelo de negócio da Taxcel se divide em planos, e o cliente pode escolher o que melhor se adapta a ele. Primeiramente é dividido entre taxSheets e taxDashs, além dessa divisão, existem três categorias de cada programa disponíveis para os empreendedores, que podem escolher o quão complexo será a resposta de sua análise. Com tickets mais altos, é entendível que a startup busca ajudar e trabalhar com médias e grandes empresas.
Resultados
A Taxcel demonstra um bom crescimento por meio de seus números, principalmente tendo um crescimento na receita de 53% por ano, e uma média de 639 clientes ativos, entre as grandes e médias empresas. Além disso, a empresa cita clientes gigantes do mercado como iFood e GM, que comprova a confiança na plataforma, por possuir empresas desse tamanho como clientes.
Time
Montando seu time, a Taxcel aposta na experiência de seus dois executivos, tendo o CEO como o responsável pela coordenação fiscal, por possuir tempo de trabalho na área, e o CTO com habilidades ligadas à tecnologia, muito importante para um negócio que se baseia em uma plataforma online. Além da equipe principal, a startup possui dois advisors que podem ajudar na área do empreendedorismo. O analista recomenda que a próxima área a se investir seja a criação de um time focado em comercial e vendas.
Rodada
Buscando uma rodada de R$ 1,6 milhão por 5,6% de participação societária da empresa, a Taxcel pretende usar esse financiamento para aprimorar as duas principais frentes do negócio, além de investir ainda mais em tecnologia. Além disso, a startup diz mudar sua máquina de vendas, investindo ainda mais na experiência do cliente, direção elogiada pelo analista, que diz ser importante por se tratar de um ticket médio alto.
Conclusão
O analista finaliza comentando que a startup se encontra em um bom momento e que mantém seu modelo de negócio estável, e deve ter um bom futuro pela frente. Ainda elogia o experiente time da Taxcel e o espaço encontrado no mercado para atuar, mas reafirma que o próximo passo a ser investido deva ser um time comercial, para alavancar de vez as vendas de seus produtos.
Aqui, João Kepler comenta se investiria ou não na startup, e apresenta com detalhes suas recomendações técnicas. Confira!