Crossfy, a primeira plataforma do mundo exclusiva para mídia impressa que conecta o conteúdo de jornais e revistas ao de mídias online, está sendo apresentada na Campus Party, que iniciou ontem e vai até domingo, em São Paulo. A ferramenta chega à feira de tecnologia representando uma nova forma disruptiva de consumir conteúdo.
A tecnologia utilizada no Crossfy é baseada em conceitos da computação visual, que reconhece padrões de identificação em qualquer imagem impressa. Com isso, dispensa códigos e marcadores adicionados à imagem, possibilitando uma liberdade maior ao editor do veículo e permitindo que o conteúdo online seja alterado até mesmo depois da impressão.
Para o leitor de um jornal ou revista, o benefício se dará na interatividade entre os conteúdos, que será de forma simples, rápida e sem cliques, possibilitando ao usuário o acesso direto aos vídeos, textos, áudios, conteúdo adaptado para mobile e às redes sociais.
A ideia para a plataforma, que faz parte do grupo Sync Mobile, surgiu, em março de 2011, quando produziam o primeiro jornal do mundo com tela LCD, em parceria com um grande veículo de São Paulo. “Começamos a pensar em uma maneira de evoluir a tela no jornal e tornar o produto mais interativo. Até que chegamos na resposta: usar o celular como uma tela no papel”, relata Amure Pinho, CEO da Sync e idealizador do Crossfy.
O que é Computação Visual?
Computação visual é a área que estuda e desenvolve métodos computadorizados para reconhecimento e processamento de imagens, criando interações entre objetos virtuais e imagens reais. Exemplos mais comuns dessa tecnologia é o Xbox Kinect, biometria, robótica e carros com sistema de piloto automático.
Sobre a Sync
A empresa carioca fundada em 2010, por Amure Pinho, se especializou em criar soluções para o mercado de mobile desenvolvendo aplicativos para smartphones e tablets.
Hoje, a Sync enxerga que esse mercado vai muito além do aparelho celular e aposta no conceito de interatividade, criando ferramentas para publicidade que atingem o sentido mais amplo da palavra inovação, como o primeiro jornal do mundo com vídeo, o primeiro anúncio impresso envolvendo 3D, realidade aumentada e QR Code e o Live Sync, plataforma de mobilização de conteúdo ganhadora do primeiro lugar na Campus Party 2011.