A startup francesa Swile anunciou a fusão com a Vee Benefícios, HR tech de benefícios flexíveis. Seguindo as grandes tendências globais de RHs cada vez mais estratégicos, a ação irá acelerar no Brasil o desenvolvimento de soluções inovadoras que já são referências na França, tendo como foco oferecer um produto de ponta para atender a toda a jornada do colaborador.
A empresa atende hoje mais de 400 mil usuários, dentro de 12 mil clientes. Em seu portfólio existem grandes marcas como Spotify, Airbnb, Red Bull, TikTok, o time de futebol PSG e Le Monde, principal jornal francês. No último ano, a empresa europeia fez uma grande imersão no mercado nacional e seus principais players para iniciar sua expansão global. Esse movimento é fruto de suas rodadas de investimentos, que totalizaram até o momento aproximadamente R$ 700 milhões, aportados principalmente pela Index Ventures, fundo que já investiu em companhias como Facebook, Slack e Zendesk.
Movimentando mais de R$ 150 bilhões anualmente, o Brasil é o epicentro da estratégia de expansão global da Swile, o que faz do país e da Vee Benefícios a prioridade máxima da empresa para os próximos anos.
“As semelhanças entre os valores das marcas foram fundamentais para essa união e seguirão sendo um norte durante o processo de expansão. O conceito de smile at work, a cultura e toda a satisfação no ambiente de trabalho contida na Swile são muito próximos do que sempre acreditamos na Vee tanto internamente quanto para os clientes. Temos um objetivo de manter as nossas identidades aproveitando o melhor de cada empresa. Acredito que a cultura e a força das pessoas vão garantir o crescimento do time de uma forma excepcional, levando para toda a jornada do colaborador a mesma revolução que fizemos no mercado de benefícios”, explica Eduardo Haidar, cofundador e CCO (Chief Culture Officer) da Vee.
“Enxergamos a Vee como a única possibilidade para essa fusão. Em todas as análises que fizemos nos últimos meses, a Vee ficou em primeiro lugar em todas as categorias e entre todos os demais concorrentes. Ela é um player em constante inovação, tem valores compatíveis com os nossos e está fazendo um trabalho incrível. Não poderíamos ter uma melhor parceira para começar nossa expansão global!”, afirma Loïc Soubeyrand, CEO e fundador da Swile.
Como se deu a fusão
A aliança entre Swile e Vee se deu pelo pioneirismo desta, com modelo de negócios focado em trazer flexibilidade no uso de benefícios, produtos, know-how no mercado brasileiro, uma operação já estabelecida, além da compatibilidade de cultura e das pessoas envolvidas.
“Como de praxe em startups, iniciamos em agosto de 2020 uma nova fase de captação de recursos com intuito de acelerar o nosso crescimento. A Swile começou como uma conversa despretensiosa, visto que já prevíamos sua entrada no mercado como concorrente. Porém, aos poucos ficou claro que uma aliança estratégica faria total sentido. Temos os mesmos valores, uma trajetória muito parecida e os mesmos objetivos de longo prazo. Em um intervalo de 30 dias, o Loïc e os demais integrantes da Swile vieram ao Brasil e isso foi o suficiente para entender que a fusão seria o melhor para todos. Agora é foco total para continuar na vanguarda do setor trazendo inovação e o melhor produto no segmento de benefícios corporativos”, diz Marcelo Ramos, fundador e presidente do Conselho da Vee.
A Vee Benefícios tem como sócios investidores Eduardo Gouveia (ex-CEO Cielo e Alelo), Marcelo Nóbrega (ex-VP de RH da Arcos Dorados), Emmanuel Hermann (ex-sócio do BTG Pactual) e Eduardo Guerreiro (ex-CEO da SAPORE). Em 2o2o, faturou R$ 73 milhões em 2020, superou mais de 50 mil usuários ativos em sua plataforma e acelerou mais de 10 vezes o volume de clientes. Ainda, atende a grandes marcas: Whirlpool, Amaro, Duracell, Porta dos Fundos, Burger King e WMCcann, entre tantas outras na sua lista de mais de 800 empresas.
“Essa fusão é mais uma etapa do movimento de mudança que visamos imprimir no Brasil. Projetamos um crescimento de 500% até o final de 2022 e um faturamento de R$ 2 bilhões para o período. A Vee e a Swile compartilham os mesmos valores e isso é o combustível mais importante para que a nossa missão de transformar a vida do colaborador no trabalho seja alcançada através de um produto mais completo e inovador. Sendo assim, acreditamos que estaremos posicionados para oferecer nossos produtos a milhões de colaboradores em todo o Brasil e no mundo; além disso, projetamos que nos próximos 3 anos teremos mais de 1 milhão de colaboradores brasileiros utilizando nosso produto quase que diariamente”, afirma Raphael Machioni, cofundador e CEO da Vee.