Depois de receber um aporte de R$ 1,5 milhão em junho de 2021, a Suri (antiga Chatbot Maker) recebe um novo cheque da KPTL, uma das principais gestoras de Venture Capital do Brasil. A nova rodada é de R$ 2,5 milhões, sempre com recursos do Fundo Criatec 3, criado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES). Entre os cotistas do Fundo, também estão: o Banco do Nordeste (BNB) e mais nove organizações.
Com o primeiro investimento, trabalhou a tese de evoluir a Suri, chatbot criada pela startup, para se tornar uma inteligência artificial dedicada às pequenas e médias empresas (PMEs). O sistema permite fazer atendimento via WhatsApp, Facebook e Instagram de forma automatizada. A solução acabou batizada “Alexa das PMEs”.
De lá pra cá, a Suri ampliou sua equipe de 12 para 40 pessoas e o portfólio de clientes passou de 130 para mais de 550 espalhados em todo o Brasil. Mais de 3 milhões de pessoas conversaram com a Suri, trocando mais de 2,5 bilhões de mensagens.
Thiago Amarante, cofundador e CEO da Suri, acredita que a companhia conseguiu democratizar a tecnologia de inteligência artificial que antes só era acessível para grandes empresas. “Agora queremos ir adiante e deixar a Suri mais inteligente”.
Os R$ 2,5 milhões que chegam agora serão destinados a transformar a Suri em uma máquina de vendas de forma automatizada para as PMEs.” É o que chamamos de chat-commerce (ou conversational commerce), tecnologia essa que está super em alta no mercado. Com essa nova habilidade, os clientes Suri poderão construir lojinhas no WhatsApp e Instagram, permitindo que seus clientes finais possam fazer compras de forma simples e automatizada”, explica Amarante.
Cofundada pela dupla Thiago Amarante e Marlos Távora, cofundadores e respectivamente CEO e COO, que começaram a empreender conjuntamente em 2012, a Suri pretende continuar com sua missão de transformação digital nas pequenas e médias empresas, procurando permitir que possam vender de forma digital sem complicações. Com essa nova evolução do produto, a startup espera alcançar mais de 3 mil PMEs como clientes até o final de 2023.
Para o Head do Fundo Criatec 3 na KPTL, Eduardo Sperling, a Suri superou as expectativas desde o primeiro investimento. “Sabíamos que estávamos diante de empreendedores maduros e com grande potencial, pois já os acompanhávamos há três anos. Ficamos muito satisfeitos com os avanços do último ano e acreditamos que a empresa está no caminho mais do que certo”, afirma.
Segundo o Facebook, atualmente 66% dos consumidores confiam mais nas marcas que utilizam aplicativos de mensagens como canal de atendimento ao cliente. E segundo a Helpshift, 83% dos clientes prefeririam ser atendidos por um aplicativo de mensagens, se isso garantisse uma resposta imediata. Além disso, super aplicativos como o WeChat têm mais de 1,2 bilhões de usuários ativos mensalmente.
A Agência de pesquisa JUNIPER prevê que, nos próximos quatro anos, o conversational commerce aumentará mais de 590% e que os chatbots representarão 50% dos gastos com essa tecnologia. Há uma mudança clara nas expectativas dos consumidores, que esperam interações mais personalizadas e imediatas com as marcas. Por isso, a Suri quer se posicionar como a inteligência artificial para atendimento e vendas para as pequenas e médias empresas.