A Supera Incubadora de Base Tecnológica abriu uma nova oportunidade de apoio para startups de todo o país. A Incubadora é considerada a melhor do Brasil orientada para a geração e uso intensivo de tecnologias, segundo a Anprotec, e está ligada ao Supera Parque de Inovação e Tecnologia. São 6 vagas disponíveis (3 pré-incubação; 1 incubação, 2 associação) e as inscrições para o processo seletivo vão até o dia 4 de março.
O objetivo do primeiro processo seletivo de 2016 é o apoio e assessoria às startups que têm potencial inovador. “A Supera oferece apoio para a criação de novos negócios, disponibiliza infraestrutura básica para o empreendimento, assessoria, capacitação e networking. Nós fornecemos as ferramentas e soluções para a criação, desenvolvimento e aprimoramento de empresas, no que se refere aos aspectos tecnológicos, gerenciais, mercadológicos e de recursos humanos”, diz Saulo Rodrigues, gerente da Incubadora.
O gerente explica que o edital do processo seletivo tem como áreas prioritárias projetos de biotecnologia, medicina humana e veterinária, equipamentos e materiais de uso médico, hospitalar e odontológico, instrumentação, tecnologia da informação e química. “As áreas preferências vão ao encontro da vocação natural para a área da saúde apresentada pela região onde a incubadora está localizada, entretanto, não exclui a possibilidade que projetos de outras áreas sejam aprovados e recebam apoio”, enfatiza.
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, pelo site da incubadora.
Categorias de incubação
A Supera Incubadora de Empresas oferece três categorias de apoio às startups: a pré-residência, residência e associação. O apoio às três categorias é similar, mas diferenciado pelo espaço físico utilizado pelas empresas.
A pré-residência é destinada para as empresas que necessitam de reestruturação do modelo de negócios, captação de recursos, viabilização de operações e formalização do empreendimento. Também atende empresas que necessitam de realização de testes ou finalização do protótipo do produto, além do desenvolvimento de seus serviços. As empresas que integram a categoria utilizam uma sala compartilhada no Supera Parque chamada de Open Space.
Já a residência, onde as empresas utilizam salas individuais, é ideal para empreendedores ou empresas que tenham conhecimento da tecnologia com condições de dominar o processo de produção, capital mínimo assegurado e um modelo de negócios bem definido. Essas empresas podem utilizar salas individuais no Parque Tecnológico de Ribeirão Preto.
Por fim, a associação é destinada para empresas já constituídas e que atuam em negócios de base tecnológica com sede própria. As empresas recebem apoio e serviços prestados pela Supera para o desenvolvimento de seus negócios e precisam ter potencial para o desenvolvimento de parcerias com as empresas assistidas pelo Parque Tecnológico.